A Ponte Preta tem o Flamengo como uma pedra no sapato. O adversário da noite desta segunda-feira, às 20h, no Moisés Lucarelli, tem a vantagem no histórico geral do confronto. Os times já se enfrentaram 30 vezes, com nove vitórias cariocas, sete triunfos da Macaca e 14 empates.
O Flamengo ainda defende uma invencibilidade de dois anos contra o time alvinegro. A última derrota do Rubro-Negro para a Ponte Preta ocorreu em 2015. São quatro jogos de tabu e três derrotas consecutivas.
O histórico desfavorável é um marco recente, pois entre 2000 e 2015 o Flamengo havia conquistado apenas uma vitória contra a Ponte Preta. Foi em 2005 pelo Brasileirão. A equipe campineira obteve uma marca de 11 jogos sem perder para os cariocas e tenta recuperar a fama de carrasco diante do time do Rio.
A Ponte Preta não vive um bom momento e precisa da vitória para afastar a crise. São quatro jogos sem vitória dentro do Campeonato Brasileiro. A equipe ocupa a 18ª colocação do Brasileirão com 28 pontos e precisa da vitória para ultrapassar concorrentes como São Paulo, Vitória, Sport e Avaí.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)