Após 100 rodadas, Ponte Preta volta a sentir o gosto da zona do rebaixamento na Série A

0
892 views

O domingo não poderia terminar de maneira pior para a Ponte Preta. Com a derrota para a Chapecoense, o a vitória do Bahia sobre Grêmio por 1 a 0 na Fonte Nova e o triunfo do Vitória (BA) sobre o Atlético Mineiro por 3 a 1, a Ponte Preta entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A Macaca está na décima oitava posição com 28 pontos.

É a primeira vez que a Macaca está presente entre os quatro primeiros desde dezembro de 2013, quando foi rebaixada com 37 pontos. Posteriormente, após disputar as edições de 2015, 2016 e a atual divisão de elite, a Macaca ficou 100 rodadas sem sentir o dissabor de pensar na possibilidade de disputar a Série B no ano seguinte.

Até agora, a regularidade foi a marca da Alvinegra. No Campeonato Brasileiro de 2015, mesmo com as presenças de Guto Ferreira, Doriva e Felipe Moreira, o pior quadro pelo time campineiro aconteceu quando ficou na décima quinta posição com 28 pontos e na vigésima quarta rodada.

No ano passado, o time foi comandado por Eduardo Baptista em 37 jogos e o máximo que sentiu de sufoco foi a décima quinta colocação na quarta rodada e depois jamais chegou a sentir a zona do rebaixamento e sonhou até com vaga na Libertadores.

Em 2015, a Ponte Preta ficou na décima primeira posição com 51 pontos e em 2016 terminou na oitava colocação com 53 pontos.

De volta ao Estádio Moisés Lucarelli, a tarefa de Eduardo Baptista é transformar esta estadia em algo momentâneo e fugaz.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)