Com erros e vacilos, Ponte Preta perde para Novorizontino no Majestoso

0
1.063 views

Envolvida taticamente e afobada nas conclusões, a Ponte Preta perdeu do Novorizontino por 2 a 1, em jogo realizado neste sábado, válido pelo Campeonato Paulista. O resultado não tirou a Macaca da liderança do Grupo D, com 15 pontos, mas o quadro pode ser alterado se o Santos vencer o Palmeiras neste domingo. O próximo desafio será terça-feira, ás 15h, contra o Santo André, fora.

Futebol é um jogo de estratégia. Jogadores limitados não podem servir de desculpa para tomar as providências necessárias. Os dois times levaram tal conceito ao pé da letra. A Macaca começou a partida com marcação sob pressão e assim forçar o erro do oponente. A movimentação era intensa, especialmente com Lucca, ora pelo lado ou na faixa central.

O Novorizontino não ficava atrás. Sua estratégia era simples. Em primeiro lugar, colocar Cléo Silva e João Lucas em cima de Nino Paraíba. A meta era atrapalhar o trabalho de desafogo do lateral e assim ficar mais próximo do gol.

O detalhe é que de inicio não havia intenção de explorar e penetrar dentro da área e sim buscar o arremate de média e longa distância e aproveitar a frouxidão de marcação de Fernando Bob e de Matheus Jesus. Aos 16min, Fernando Gabriel pegou o rebote, chutou forte a a bola bateu na trave. Três minutos depois, o camisa 10 deu chute perigoso e Aranha salvou. O bombardeio continuava e aos 28min foi a vez do lateral direito Moacir tentar assustar o goleiro pontepretano.

O que se devia lamentar eram as chances perdidas como aos 31min, quando a zaga do Novorizontino errou na marcação e permitiu a jogada individual de  Pottker, que rolou para Nino Paraíba. Lins apareceu quase caindo e tocou por cima do travessão.

A fatura pelo desleixo chegou aos 34min. Após jogada pela direita, Fernando Gabriel fez o passe e Roberto saiu na cara de Aranha e tocou em direção ao gol; Cléo Silva apareceu antes de Nino Paraíba e balançou as redes.

O segundo quase surgiu aos 45min, em contra-ataque iniciado por Cléo Silva, e cuja bola chegou em Roberto, autor de chute perigoso e espalmado por Aranha.

Veio o segundo tempo e o Novorizontino surpreendeu ao ampliar aos 04min, a partir de jogada de Roberto e que foi entregue ao atacante Everaldo, que chutou; a bola desviou em Marllon e entrou.

Sem amarras, João Brigatti lancou em campo Matheus Cassini e Yuri e iniciou uma blitz definitiva na área adversário e com resultados imediatos. Aos 14min, Lucca cobrou o escanteio e Pottker apareceu para diminuir.

A pressão continuou e aos 22min, o empate quase apareceu em chute de Nino Paraíba e interceptado por Michel. Sete minutos depois, Pottjer penetrou na grande área, cruzou e Matheus Cassini cabeceou para a defesa de Michael. Nos minutos finais, não faltou disposição, mas a inspiração não apareceu para salvar a Alvinegra.

(crônica de autoria de Elias Aredes Junior- Foto de Fábio Leoni-Pontepress)

 

FICHA DO JOGO

PONTE PRETA

Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Yago e Jeferson; Fernando Bob, Matheus Jesus (Ramon) e Ravanelli (Matheus Cassini); Lins (Yuri), Lucca e Pottker. Técnico: João Brigatti

NOVORIZONTINO

Michael; Moacir, Domingues, Diego Sacoman e João Lucas; Doriva, Éder e Fernando Gabriel (Henrique Santos); Roberto, Everaldo (Alexandro) e Cléo Silva (Henrique Roberto). Técnico: Silas Pereira

 

Gols: Cléo Silva aos 34min do primeiro tempo; Everaldo aos 04min e Pottker aos 14min do segundo tempo;

Renda: R$ 35155

Público: 3551

Cartões Amarelos: Ravanelli, Éder, Matheus Cassini, Alexandro

Juiz: Salim Fende Chavez

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas