Com inteligência e resistência, Guarani vence ABC e retoma liderança da Série B

2
1.015 views

Com inteligência, sabedoria e eficiência nos contra-ataques o Guarani venceu o ABC por 1 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado no estádio Frasqueirão, em Natal (RN) e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado garantiu a retomada da liderança com 22 pontos e um adendo a mais para o confronto  direto contra o Juventude, sábado, ás 19h, em Caxias.

Após uma hora de atraso em virtude da falta de energia em Natal e providência de geradores para abastecer o estádio Frasqueirão, o Guarani iniciou o jogo disposto iluminar sua trajetória. Sempre com o auxilio das viradas de jogo, detonadas pelos zagueiros Genilson e Diego Jussani e também dos volantes Evandro e Auremir. A novidade, por sua vez, era a presença de Richarlyson. Não só para armar, mas também com a incumbência de ajudar Salomão no trabalho de marcação no lado esquerdo.

O plano seria perfeito se não existisse brechas no meio-campo deixado pelos volantes e que permitiam o avanço de atletas como Anderson Pedra e de Felipe Guedes. Resultado: uma série de oportunidades foram criadas, mas a falha na conclusão era latente.  Aos 05min, Evandro executou passe para Bruno Nazário, que tabelou com Eliandro, ajeitou e obrigou boa defesa de Edson. Oito minutos depois uma cobrança de falta foi executada e Elivelton desviou com perigo.

Apesar do contratempo, o Guarani dominava o jogo. Duro era constatar as falhas pelos lados do campo e que permitiam chances claras de gol ao anfitrião. Aos 26min, Marquinhos Caldas cruzou, a bola desviou em Lenon e na sobra Dalberto chutou e a bola saiu para fora.

O lance parece ter acordado o Guarani, e Eliandro e Bruno Nazário chutaram e obrigaram a boas defesas de Edson.

O segundo tempo aparece no horizonte e o técnico Geninho retira Gegê e aposta em Zotti. O volume de jogo registra aumento, graças também ao recuo bugrino, agravado pela saída de Eliandro por lesão e a entrada de Claudinho, o que na prática fez o alviverde ficar refém do improviso.

Resultado: o Guarani correu riscos e o ponto alto surgiu aos 24min, quando Echeverría ajeitou a bola e cobrou de canhota, por cima da barreira; Leandro Santos pulou e não alcança a bola, mas ela sai sobre o travessão. Seis minutos depois, Luiz Fernando bateu falta por baixo, Claudinho desviou de cabeça e quase fez.

Aos 35min não teve perdão: o lançamento foi efetuadopor Samudio  para Lenon, que penetrou no lado direito e fez o gol que deu números finais a partida e possibilitou a retomada da liderança bugrina. (crônica escrita por Elias Aredes Junior-foto de Andrei Torres-Assessoria de comunicação do ABC)

 

FICHA DO JOGO

ABC – Edson; Levy, Oswaldo, Cleiton e Marquinhos Caldas; Felipe Guedes, Anderson Pedra e Gegê(Zotti); Erivélton (Nando), Dalberto e Caio Mancha(Echeverria). Técnico: Geninho

Guarani – Leandro Santos; Lenon, Genilson, Jussani e Salomão; Evandro, Auremir e Richarlyson (Luiz Fernando); Bruno Nazário (Juninho), Eliandro (Claudinho) e Braian Samudio. Técnico: Oswaldo Alvarez

 

Gols: Lenon aos 35min do segundo tempo

Renda e Público: não divulgados

Cartões Amarelos: Clayton

Cartões Vermelhos: Clayton

Juiz: Gilberto Castro Junior

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)

2 Comentários

  1. Vadão achou um esquema eficiente para o time jogar fora de casa, mais compactado, com Evandro jogando centralizado como primeiro volante, Auremir e Rycharlison jogando mais soltos. Méritos para o Vadão e também para a zaga que foi muito segura, desde o Leandro Santos no gol, além de uma menção especial à atuação do Genílson que fez sua melhor partida na série B.

    Vou concordar com quase todas as notas. divergindo apenas da nota do Lenon e do Luiz Fernando.

    Lenon: sua regularidade e sua vitalidade são importantes para o time. Fez o gol decisivo e, por isso, tem a maior nota do time. nota: 8,0

    Luiz Fernando: entrou no jogo e mudou o panorama da partida. Deixou o Nazário em condições para fazer o gol, tirou o time de trás e quando atacava era parado com falta. Com ele o Guarani foi mais vertical. Teve grande destaque, na minha opinião. nota: 6,5

    Vitória para ser muito comemorada.

    10 pontos conquistados na segunda mini-meta.

    Liderança retomada.