Dica para diretoria da Ponte Preta: contratem um técnico de futebol e não um escudo!

4
1.367 views

Escrevo este artigo durante a tarde de segunda-feira (06). Ainda não há definição oficial sobre o novo técnico da Ponte Preta. Vadão, Gilson Kleina, Ney Franco…As opções são diversas e todas com suas vantagens e pontos negativos.

O eleito pegará um time líder do grupo D do Campeonato Paulista e focado na Copa Sul-Americana. Terá que lidar com uma torcida sedenta por títulos e desempenho satisfatório no gramado. Um conceito, no entanto, deveria ficar claro na mente dos dirigentes pontepretanos: o foco é contratar um técnico de futebol e não um escudo e assim colocar debaixo do tapete as falhas de gestão.

Inúmeras por sinal. Na largada, aponta-se o distanciamento dos dirigentes na busca da transparência. Gustavo Bueno e Hélio Kazuo só vieram prestar contas ao torcedor sobre a demissão de Felipe Moreira e a desclassificação na Copa do Brasil porque era uma situação extrema. No dia a dia, tanto a imprensa como os torcedores ficam reféns de boatos, especulações e recados dados sem critério. Como um novo treinador poderá resolver tal questão?

Pegue  o caso do presidente Vanderlei Pereira. Um burocrata de excelente qualidade. Consciente dos limites orçamentários da agremiação, está  atento as demandas  para que o time não entre em uma aventura inconsequente. Tal qualidade é insuficiente para esconder um mandatário distante, sem conexão com a torcida e capaz de negligenciar atendimento corriqueiro para a imprensa. Nem utiliza o site social e as redes sociais para prestar contas. Me diga: como um novo técnico vai resolver tal falha ?

Os ingressos estão mais baratos ? Acesso ás camadas carentes ? Não há duvida. O sedativo oportuno não arrefeceu a mágoa e o sentimento de orfandade das arquibancadas com a diretoria. Existe uma avaliação: uma torcida louca por ambição e disputa por títulos e que tal sonho está descartado por causa de uma diretoria cujo seus integrantes, sem exceção, apesar de serem homens bem sucedidos em suas áreas de atuação não sabem o tamanho do sacrificio de sobreviver com um salário mínimo, além de condições péssimas de transporte, saúde e educação para sobreviver.

No meio desta tormenta arrumar um punhado de dinheiro para acompanhar seu clube de coração. Pergunta: como um técnico de futebol poderá consertar tal cenário ?

Argumentos sobre o poder da vitória para cicatrizar feridas não valem mais. O futebol mudou e a vida também. As redes sociais transformaram os torcedores em seres independentes e com capacidade para separar problemas, conflitos e os devidos. Cravo: se a Macaca for campeã paulista com a chegada do novo técnico, a mágoa dos torcedores com a diretoria nunca fechará totalmente.

Resumo da ópera: se o primordial for a contratação de um técnico para ajeitar um time desencontrado, limitado e sem imaginação, as chances de êxito são grandes; se a intenção for a de contratar o escudo, é bom arranjar um plano B. Este não vai funcionar.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

4 Comentários

  1. Elias, a Ponte não precisa de um escudo. Apenas de um tecnico. Não ha nada de errado com a diretoria. Claro que voce tem seu descontentamento para com eles em virtude dessa postura fria que realmente eles tem com a imprensa. Mas isso vejo mais como um estilo proprio. Nenhum dirigente é obrigado a bajular a emprensa.
    Volto a dizer, essa é disparada a melhor diretoria que eu vi na Ponte Preta desde que acompanho o time no majestoso em 98.
    Agora, são deuses? claro que não! Erram? claro que sim! Mas a postura profissional e o comprometimento com as finanças são o ponto forte!

  2. Samuel respeito muito seu comentário meu colega, mas discordo totalmente. Você acompanha o balanço financeiro todo ano? a dívida só aumenta… Veja o reflexo nas arquibancadas, falta de credibilidade no Sócio torcedor, posturas unilaterais em desligamentos… Lembra o que fizeram com o Guto, Galo, dentre outros. Não querem Jorginho pois ele sonhou com um título….
    è bom saber que existem pessoas que acreditam, eu continuo um apaixonado pela Ponte há 45 anos mas agora só na TV.
    Concordo com as palavras do Elias…

    abração

  3. Fabiano, tambem respeito seu comentario e tambem discordo do seu pensamento.
    O fato da divida aumentar é normal no cenario de 99% dos clubes brasileiros. O que tem que ser analisado nesse cenario é que cada vez a divida aumenta menos (porcentualmente falando) e isso é vital para o clube a longo prazo.
    As decisoes de mandar embora o Guto e o Galo foram acertadas ao meu ver. Futebol nao se faz so com discursos e o Guto na minha opiniao perdeu na epoca a capacidade de promover mudanças durantes as partidas apesar de nao ter perdido o vestiario. Ja o Galo é a mesma situaçao do Felipe Moreira. Estava ate obtendo os resultados mais com um futebol horroroso. Dai veio o Eduardo Batista e deu um padrao correto?
    O Jorginho nao esta sendo preterido porque sonhou com titulos. Nao sejamos ingenuos. Quem sonhou com o titulo foi o Marcio Della Volpe e caiu no Brasileirao. A divida recente da Ponte aumentou por causa dessa queda inclusive. O torcedor quer ser campeao e mais nada. Mas, se voce tem a conviccao que vai amar ver seu time campeao, entao voce tem que amar o processo que vai conduzir o seu time ate esse objetivo. E esse processo passa por esse profissionalismo e rigorismo todo que essa administracao tem com a parte financeira.
    Se nao for assim, so seremos campeoes um dia num golpe de sorte como Ituano, Paulista, Criciuma, guarani…Cade o legado do titulo desses times? O legado é zero! Porque nao houve essa preparacao e profissionalizacao da estrutura do clube antes.
    E quanto as arquibancadas estarem vazias é porque o torcedor nao tem essa conciencia…. esta machucado a varias geracoes. Pra mim, a Ponte Preta esta acima de titulos e de vitorias…. esta no meu sangue, no meu coraçao. E tenho um palpite muito forte que em 10 anos teremos titulos e uma nova casa e a torcida de volta.
    Ponte Preta pela TV so se for nos jogos fora!

    Abraços

  4. Elias fala um tecnico bom q esta livre no mercado? Existe um novo Guto Ferreira perdido em algum camp regional? Esses nomes que estao surgindo sao horriveis…