Eduardo Baptista volta ao esquema de 2016 e esboça formação na Ponte Preta

3
929 views

Após um 2017 para ser esquecido, Eduardo Baptista parece voltar no tempo para colher bons frutos. Em jogo-treino disputado contra o Atibaia, no CT do Jardim Eulina, o treinador da Ponte Preta retomou o sistema de 2016, o conhecido 4-3-3, com dois volantes, um armador e um centroavante rápido e com mobilidade.

Na atividade que terminou com vitória campineira de 3 a 1, a Macaca teve a sua primeira cara para a estreia no Campeonato Paulista, diante do Corinthians, em 17 de janeiro: Ivan; Emerson, Wesley Matos, Luan Peres e Jeferson; Marciel, Jorge Mendoza e Tiago Real; Léo Artur, Fellipe Cardoso e Silvinho.

Essa formação demonstra uma mudança de pensamento do comandante pontepretano. Há dois anos, Baptista levou o time alvinegro à sua melhor campanha na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro – 8º lugar, com 53 pontos. Com a mesma filosofia, tinha Wendel e Matheus Jesus como volantes, além de Thiago Galhardo, Roger e William Pottker como as suas referências ofensivas.

Ainda sem lateral-esquerdo, um problema crônica da equipe nos últimos anos, o destro Jeferson foi improvisado no setor. Luan Peres, por sua vez, segue com futuro incerto. O zagueiro, que pertence ao Ituano e tem contrato de empréstimo em Campinas até maio de 2018, interessa o Porto. Os portugueses sinalizam com uma proposta superior a R$ 11 milhões.

Os meias Tiago Real e Léo Artur, apesar de atuarem na armação, revezam no posicionamento – ora centralizado, ora pelas pontas.

O goleiro Ivan, revelado nas categorias de base, foi testado entre os 11 iniciais. Vale destacar que Aranha, titular na última temporada, deve começar a temporada na posição – ele não participou do amistoso, assim como Vinícius Silvestre, João Vitor, Ronaldo, Luis Ali e Yuri.

Para a estreia no Estadual, o volante Marciel é desfalque confirmado. O garoto não enfrenta o Corinthians por questões contratuais – foi emprestado justamente pelo Timão até o término da Série B. Com isso, Ronaldo deve ocupar a vaga.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa e Júlio Nascimento)

 

3 Comentários

  1. Tenho muita esperança nessa molecada da base. Mas sei que teremos que ter paciência com eles, pois, muita cobrança pode queimar um garoto.
    Certamente seremos semi finalistas do Paulista e buscaremos o acesso a Serie A ja em 2019, assim como fizemos em 2014.
    É hora da torcida abraçar o time, comprar a molecada e lotar o estadio. Temos 2 bons campeonatos pela frente e uma Serie B longa.