Guarani continua no grupo dos clubes com certificado de formação. Qual a importância do documento?

0
225 views

Desde o dia primeiro de abril, o Guarani tem conhecimento de que continua no seleto clube dos 29 clubes que possuem certificado de formação de atletas, algo que foi obtido pela primeira vez no ano passado. O torcedor por vezes pergunta porque tal certificado é importante. Vamos explicar.

Em primeiro lugar, por que o clube pode formar o primeiro contrato profissional com o atleta a partir dos 16 anos. A agremiação também ganha o direito de eliminar o aliciamento de terceiros. E ele passa a receber nas negociações futuras do jogadores, o percentual de formação e não de solidariedade, que assegura um percentual menor.

Além disso, o atleta só poderá assinar um compromisso sob autorização do clube formador e que pode pleitear uma indenização que poderá chegar a a 200 (duzentas) vezes os gastos comprovadamente efetuados com a formação do atleta.

A intenção do Guarani é viabilizar mais investimentos em infraestrutura para evitar a perda do certificado, cuja avaliação é feita anualmente. (Elias Aredes Junior)