Guarani e os 360 minutos que vão decidir a sua vida na Série B do Brasileirão

0
1.170 views

Os 37 pontos somados pelo Guarani dão segurança de que a luta pelo acesso será permanente? Nem tanto. A tabela da Série B reserva uma decisão no Brinco de Ouro  com duração de 360 minutos. A parte inicial será nesta terça contra o Goias, atual terceiro colocação com 39 pontos. No dia 11 de setembro, o Guarani receberá o Juventude. No dia 22 de setembro o embate será com CSA, vice-lider com 40 pontos.

Após dois jogos na condição de visitante diante de Vila Nova e São Bento, o desafio será receber o Avaí, hoje com 39 pontos e que fecha a zona de classificação.

Nos quatro jogos em casa, o aspecto técnico e físico serão vitais para competir do primeiro ao ultimo minuto. Outro detalhe será a capacidade de mentalização para os jogadores suportarem tamanha carga de decisões em curto espaço de tempo. Em resumo: controle emocional. Dá para apostar que o acesso ou não para a divisão de elite será definido neste trecho da temporada.

No turno inicial, a prova de fogo foi passada com louvor, pois fora de casa o Guarani perdeu do Juventude, mas ganhou do CSA e empatou com Goiás e Avaí. Em contrapartida, no jogo mais importante desta fase, o aspecto emocional pesou e a derrota para a Ponte Preta por 3 a 2 só não teve um estrago maior em virtude da vitória contra o Criciúma.

Apesar da equipe ser outra em relação a Série A-2 do Paulistão, o comando do banco de reservas continua. Nele, Umberto Louzer, com calma e paciência, soube driblar as tensões, o ambiente inóspito e deu a volta por cima. Hoje, encontra-se a um passo do paraíso. Se repetir a fórmula de sucesso, o que parecia difícil fica palpável.

(análise feita por Elias Aredes Junior)