Guarani em crise. Torcida apática e sem reação. Não protesta. Aceita a situação. Até quando?

4
3.201 views

Vasco da Gama está em crise. Descontentamento geral com o presidente Alexandre Campello. Pânico por um novo rebaixamento. A torcida realizouum protesto pacífico em São Januário. Nada de invasão ou qualquer ato de violência. Só palavras de ordem. Pressão. Legitima. No Atlético Mineiro, roteiro idêntico. Ninguém se conformou com a má fase. Foram para o Centro de Treinamento e fizeram uma manifestação. Sem agressões.

Tenho uma opinião diferente da maioria da crônica esportiva. Torcedor não é figura decorativa. Deve chiar, reclamar, reivindicar. Lutar por aquilo que é dele, o clube. Sem violência. Fica a pergunta: por que a torcida do Guarani não protesta mais? Onde está a volúpia de antigamente?

Observei tal declaração na noite de terça-feira em um grupo de Whatsapp e concordei. Totalmente. A torcida do Guarani está apática. Desanimada. Vê tudo desabar e não  transporta a sua indignação das redes sociais para a vida real.

O clube está esfacelado. Na prática, hoje não tem Conselho Deliberativo e nem Conselho Fiscal após as confusões juridicas geradas pela eleição do Conselho Deliberativo. Todo o poder legal e legitimo emana do Conselho de Administração. E o que faz a torcida, os associados? Qual a reação? Nenhuma.

Ouço e leio muitos torcedores que estão cansados e desanimados. Por isso a dificuldade de tirar a chiadeira do gueto das redes sociais para as ruas.

Existem inúmeros casos que mostram que o argumento não se sustenta. Temos bugrinos com trabalhos sociais belíssimos. Levam a bandeira do Guarani como estandarte para ajudar ao próximo. Sem o Guarani, não estariam engajadas juntas e em bloco. Homens idem. Por que essa volúpia não pode ser transportada para reivindicar melhorias em um clube com “N” problemas?

Vou além: as torcidas organizadas surgiram no futebol brasileiro para ser um espaço de manifestação política pois as agremiações eram um salão fechado, sem permissão para novos integrantes. O que precisa acontecer para que a letargia desapareça das arquibancadas e das ruas?

Nos últimos anos, o Guarani virou um clube popular. Presente na periferia. Concordo. Só que isso não vale nada sem mobilização, manifestação e sede de mudança. Contra tudo e todos. A torcida do Guarani tem um compromisso que vai além do futebol. É algo interligado a sua história. Omissão poderá acarretar em consequências gravíssimas. É hora de se mexer. Antes que seja tarde.

(Elias Aredes Junior)

4 Comentários

  1. E o inicio do Fim, faliu..acabou ja era
    Entregaram o clube na mao de amadores, esta como um espólio de guerra, cada um pegando o que pode.

    ultimo apaga a Luz, e a torcida que viva de museu com fotos do trofeu de 78

  2. Parabéns ! Elias e tudo isso mesmo , eu acho que o pessoal ,já está desacreditado ,com esse Senhor ,Na presidência do clube ,o cara e muito fraco ,serie C, a vista e pior ,ninguém faz nada, Mas valeu pela a matéria .

  3. Fica complicado que um clube do tamanho do Guarani , seja gerido por apenas 500 votos dos sócios que elegem C.A , etc… . Difícil neste universo pequeno achar pessoas competentes para gerir um clube deste tamanho , este número pequeno também deixa realçadas as brigas interna que todo grupo sempre possui .
    Em relação a torcida organizadas , dá raiva ir aos jogos do Bugre e este povo fica vendendo ingresso mais barato nas bilheterias , isto é sinal , que já se venderam por ingressos baratos para atual direção .
    Solução , mudança no estatuto para que os sócios torcedores tenham direito a votos e a participar da Gestão . Acho que isso também colabora em aumentar a participação no programa.

  4. Demorou uns 15 anos mas conseguiram enfim desanimar a torcida, isso se vê na falta de protestos, no tamanho do Sócio Campeão, nos corajosos 2 mil e poucos torcedores que ainda vão ver TODOS os jogos, e a esses eu só posso deixar meu respeito e admiração por não abandonarem nunca o time.

    Mas façamos um exercício de imaginação, vamos dizer que o Guarani esta com um time bom, competitivo, jogando bem, lutando la em cima na série B, a torcida iria voltar ao estádio, voltando ao estádio aumenta a relação com o time, se aumenta a relação, qualquer insatisfação já é motivo para protestos.