Guarani leva vantagem diante da Ponte desde a inauguração do Brinco de Ouro

0
961 views

No próximo sábado, às 19h, no Brinco de Ouro, Guarani e Ponte Preta se enfrentam depois de cinco anos no tradicional dérbi campineiro. Apesar de estar em desvantagem nesta década, o Alviverde se sobressai diante de seu maior rival desde a inauguração de sua casa.

Desde 1953 – ano da abertura do Brinco -, são 17 vitórias para o Guarani, 29 empates e 16 jogos vencidos pela Macaca. Dentre vários confrontos históricos, alguns não são esquecidos pelo torcedor bugrino. Um dos clássicos mais marcantes foi realizado no Campeonato Brasileiro de 1978 – ano do título brasileiro do Alviverde – quando o time comandado por Carlos Alberto Silva venceu a Alvinegra por 2 a 1 com dois gols do ídolo Careca.

Outro confronto marcante para o Guarani foi realizado em 2012. Pela semifinal do Campeonato Paulista, o time de Oswaldo Alvarez venceu por 3 a 1 com dois gols de Medina e um de Fábio Bahia e garantiu a vaga na final da competição – sendo derrotado posteriormente pelo Santos.

Em 2013, no último dérbi realizado, o Guarani perdeu por 3 a 1 para a Macaca em sua casa, na temporada que foi rebaixado à Série A2 do Campeonato Paulista. Os gols dos visitantes foram marcados por William, Luis Ramírez e Bruno Silva, enquanto o time de Zé Teodoro descontou com o ídolo Fumagalli.

(texto e reportagem: Eduardo Martins)