Guarani na Série A-2: confiança pelo acesso sim; Prepotência e arrogância jamais!

6
1.003 views

O ufanismo é a cilada para as derrotas. O torcedor bugrino tem razão ao ficar entusiasmado com a liderança na Série A-2 e com o bom trabalho do técnico Umberto Louzer.

Sem contar o poderio ofensivo de Bruno Nazário e Bruno Mendes, bem ciceroneados por Erik. Nos últimos quatro jogos em que atuou como visitante, o Alviverde marcou 12 dos 24 gols contabilizados.

Uma performance elogiável. Mostra-se um time pronto para alcançar as primeiras posições. E formar uma base muito interessante para a segundona nacional, mesmo que aconteça a perda de alguns atletas por transferência para outros clubes. É do jogo.

Neste instante, digo sem medo de errar que o principal adversário do Guarani na reta final da Série A-2 são possíveis rompantes de vaidade. Em suma: considerar a vitória fruto de processo natural e não pelo esforço de marcação e de pegada dos últimos confrontos.

O torcedor pode e deve fazer festa. Talvez até seja justificável o arroubo de arrogância e prepotência com torcidas rivais diante da campanha exemplar. O futebol vive disso. Da piada, da tiração de sarro, do bate papo descompromissado, mas cheio de picardia e humor.

Jogadores, comissão técnica e dirigentes jamais podem pensar em entrar nesta onda. Até porque para começar os adversários restantes (Penapolense, Portuguesa e Votuporanguense) tem seus interesses e objetivos. Vou além: na semifinal um campeonato será iniciado. E nem há como advinhar suas características.

O Guarani tem suas armas. Os oponentes também. Se acontecer uma reviravolta na tabela e o Guarani encarar o São Bernardo, o Alviverde já saberá de antemão que vai encarar um time forte na defesa, que tomou apenas nove gols e que atua em contra-ataque.

E que tem em Wilson Junior na condução de um bom trabalho. E se o adversário for o Nacional? Existe a vantagem de Umberto Louzer ter passado pelo clube e conhecer os meandros e características de alguns jogadores. Mas a recíproca é verdadeira. E se acontecer um novo encontro com o Sertãozinho, que ninguém se iluda: os acontecimentos serão em outro cenário.

Óbvio que não há como comparar o Guarani e sua camisa com qualquer oponente da segundona regional. Qualquer um. Mas sem entrega, competição, raça, dedicação, concentração e determinação não há como pensar na obtenção do acesso.

Confiança de dias melhores, sim. Prepotência e arrogância jamais!

(análise feita por Elias Aredes Junior)

6 Comentários

  1. Elias Aredes, torcedor da AAPP, o Umberto tem o time na mão. Ele sabe trabalhar o vestiário, é um profissional humilde, reconhece e respeita a dificuldade da competição. Sempre busca a excelência, orientando e cobrando do elenco seus pontos de melhorias. E reforça os pontos fortes.

    O Guarani vai subir, Elias. Para a sua insatisfação.

  2. Elias
    Parabéns pela sua análise.
    No entanto, ela está totalmente fora da realidade.
    Nem mesmo as entrevistas do Umberto vc ouve ou lê.

    NUNCA SERÃO!!!

  3. Não sei se essa análise tem a ver com a disputa entre jogadores pela cobrança da penalidade, mas eu sinceramente não vi nada de “comprometedor” na última entrevista do Umberto.

    Eu vejo que a comissão técnica está tratando com muita cautela a euforia dos jogadores diante da possibilidade de garantir a classificação à próxima fase contra o Penapolense. Eu também não vejo vaidade no grupo dos jogadores, é uma equipe bem equilibrada, com um futebol operário e coletivo.

    O setor de defesa que era cobrado por todos melhorou nos últimos 2 jogos. O Maia está dando conta na zaga, o Fernando Lombardi fez uma partida segura, salvou um gol e o Baraka jogando como protetor de zagueiros tem ajudado muito o setor de defesa, além do meio de campo estar mais compactado, evitando surpresas ou contra ataques do time adversário.

    Quanto à fase de mata-mata, não dá para escolher adversário até porque nada está definido. São 10 times disputando as 4 vagas da fase final . O próprio São Bernardo que é uma das equipes mais equilibradas no campeonato, se tropeçar novamente e não voltar a vencer, pode ficar ficar de fora do G4.

    Por outro lado, o Rio Claro que está em sexto lugar, quase ganhou do aqui no Brinco, vem de 2 vitórias consecutivas e tem totais condições de subir na tabela e terminar no G4. Aliás, se não fosse aquela perda de pontos, estaria disputando a liderança da série A2.