Julgamento nesta sexta põe em risco participação do Brinco na Série B

0
1.001 views

O Guarani mal conseguiu o acesso para Série B do Campeonato Brasileiro e já corre o risco de não contar com o Brinco de Ouro na competição. O clube será julgado nesta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela briga entre torcedores e policiais na final da Série C contra o Boa Esporte, em Varginha, e pode perder até 20 mandos de campo.

O Bugre foi denunciado pelo tribunal no artigo nº 213, incisos I e II, por causa da briga entre torcedores e policiais nas arquibancadas e o arremesso de objetos em campo. As penas totalizadas (artigo 191) para as duas infrações são de perda de até 20 mandos de campo, e multa de até R$ 200 mil.

O principal temor no Guarani é o fato de o clube ser reincidente na questão das brigas e invasões provadas por seus torcedores nos estádios. Nas quartas de final da Série C, contra o ASA, o clube foi punido com a perda de um mando de campo pela invasão de um torcedor no Brinco de Ouro durante a festa do acesso.

A estratégia de defesa não foi revelada pelo departamento jurídico, mas o clube vai defender que adotou todas as medidas para prevenir os distúrbios e que a confusão foi causada inicialmente pela Polícia Militar.

Também no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, a partir das 10h30min, o zagueiro Ferreira será julgado pela agressão contra a arbitragem no artigo 254 e poderá pegar 180 dias de gancho.

(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)