Levantamento de jornalista comprova: Ponte Preta e Guarani, os piores mandantes do futebol brasileiro no Século 21

0
1.343 views

Torcedores revoltosos aparecem neste Só Dérbi. Não se conformam com a pegada critica deste site. Querem viver um mar de rosas. Um paraíso  que no fundo exala cheiro de estrume. O que importa é não encarar os fatos. Mas a verdade sempre aparece. Um levantamento realizado pelo jornalista Lucas Liausu demonstra que o futebol campineiro tem o pior aproveitamento como mandante no Brasil neste Século 21 entre equipes que disputaram as Séries A e B do Brasileirão e competições nacionais e regionais desde 2001.

Os números são devastadores. Com base em 36.500 jogos, o jornalista compilou dados de 19 clubes da divisão de elite, oito da Série B e três da terceirona. De acordo com o levantamento, o melhor mandante do futebol brasileiro é o Santos com 72,49% de aproveitamento. O segundo lugar é o Internacional com 71,21%. Fora do grupo dos 12 gigantes, o Coritiba, de volta a divisão de elite, tem o melhor desempenho com 70,76% dos pontos conquistados.

E Guarani e Ponte Preta? A Macaca é a penúltima colocada com 57,85% de aproveitamento e o Guarani está na rabeira com 57,82%. Uma disputa nivelada por baixo. Tremendamente por baixo.

Deveriam ser números mais do que suficientes para provocar uma revolução no Moisés Lucarelli e no Brinco de Ouro. É um raio-X acabado da incompetência e do apequenamento reinante nos gabinetes. E que ninguém tire o corpo fora. As diretorias antigas e as atuais tem culpa pelo vexame. Inadmissível.

Lógico, os adeptos que desejam passar pano e  enumerar vários argumentos. Entre eles, de que não há como competir com equipes de capital. Será? Como explicar que o Santa Cruz, Remo e Paysandu estejam à frente? Estão sediados em capitais? Sim. Mas nem porte estão cidades com o poderio econômico da Região Metropolitana de Campinas. Mais:assim como Guarani e Ponte Preta, essas equipes frequentaram divisões inferiores.

Enquanto alguns (alguns!) torcedores bugrinos e pontepretanos desempenham o papel de “fiscais do jornalismo” e querem que os veículos de comunicação se transformem em uma grande assessoria de imprensa, a dupla afunda a olhos vistos. E tem gente que acha bom. (Elias Aredes Junior- foto de David Oliveira-Guaranipress)

Confira abaixo a tabela completa de autoria do jornalista Lucas Liausu