Matemáticos colocam Ponte Preta como candidata ao rebaixamento e tabela aparece como adversária

0
921 views

Preocupada com a proximidade com a zona do rebaixamento, a Ponte Preta arquiteta uma reação no Campeonato Brasileiro para viabilizar um “cala boca” aos matemáticos que  colocam o time campineiro como candidato a participar da Série B de 2018.

De acordo com Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, as probabilidades de queda pontepretana são de 29%, abaixo de concorrentes como o Bahia ( 33%), Coritiba e Vitória (ambos com 30%), Chapecoense (39%), Avaí (42%), São Paulo (47%) e Atlético-GO (84). Por enquanto, o time com possibilidade de rebaixamento menor do que a Ponte Preta é o Vasco da Gama, com 20%.

Na visão do matemático Marcelo Leme Arruda, do site Chance de Gol, a Macaca tem risco de 22,7% de disputar a Série B. Os outros concorrentes estão com as seguintes porcentagens: Vasco da Gama (27,7%), Bahia (19,5%), Vitória (32,1%), Chapecoense (32,5%), Avai (75,8%), São Paulo (34,2%) e Atlético-GO (95,6%).

Os dois matemáticos exibem números diferentes por causa das metodologias. Enquanto Tristão Garcia foca sua análise nas probabilidades de cada confronto, o coordenador do Chance de Gol faz um retrospectiva dos últimos campeonatos.

Além da desconfiança dos matemáticos, a Macaca terá que superar as armadilhas da tabela. Em relação aos concorrentes diretos pela permanência, a Ponte Preta irá jogar fora de casa contra Vasco, Bahia, Coritiba, Chapecoense e São Paulo. Em contrapartida, receberá em Campinas os times do Atlético-GO, Avaí e Vitória.

O quadro fica nebuloso em relação aos ponteiros, pois o time comandado por Gilson Kleina receberá em casa Corinthians, Grêmio, Santos, Flamengo e Atlético-PR e sai para atuar contra Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)