Na despedida do Brasileirão, Ponte tenta quebrar tabu no Rio de Janeiro

0
923 views

Rebaixada à Série B na última rodada, a Ponte Preta visita o Vasco, neste domingo, em São Januário, no encerramento do Campeonato Brasileiro, às 17h. Se os cariocas encaram o jogo como vital para possível classificação à Copa Libertadores da América, a Macaca entra em campo com o objetivo de quebrar um tabu incômodo: não vence longe de Campinas há quatro meses.

Um dos fatores que explicam a queda é justamente a pífia campanha como visitante. A Macaca tem o pior desempenho entre os 20 participantes, com nove pontos ganhos – uma vitória, seis empates e 11 derrotas – e 16,6% de aproveitamento. Ao todo, são dez gols marcados e 29 sofridos. O primeiro e único triunfo fora do Moisés Lucarelli foi em Curitiba, diante do Atlético-PR, em 23 de julho, com dois gols de Lucca.

Se depender do retrospecto entre os dois alvinegros, a tendência é que o jejum continue. Em 26 jogos, foram 12 igualdades, seis vitórias campineiras e oito cruzmaltinas. A Ponte Preta só venceu o time da Colina, no Rio de Janeiro, uma vez na história: em junho de 2015, por 3 a 0, com gols de Diego Oliveira, Tiago Alves e Borges.

Com dor de garganta, Danilo Barcelos, um dos poucos destaques da equipe no Brasileiro, não treinou na sexta-feira e continua como dúvida. A provável Macaca, para se despedir da elite do futebol nacional, deve ser escalada com Aranha; Nino Paraíba, Luan Peres, Marllon e Jeferson; Elton, Wendel, Danilo Barcelos (Felipe Saraiva) e Léo Artur; Lucca e Léo Gamalho. Com 39 pontos, a Ponte é a 19ª colocada e pode, no máximo, subir duas posições na tabela, desde que vença e Avaí e Sport saiam derrotados.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Fábio Leoni-PontePress)