Nova Arena Ponte Preta: que a democracia e o contraditório sejam assegurados no processo de discussão

0
1.277 views

O Só Derbi trará os detalhes da proposta de construção da nova Arena proposto pelo grupo oposicionista de Sérgio Carnielli. Um projeto com valor de R$ 360 milhões e com todos os requintes de uma moderna arena esportiva. Carnielli promete que o empreendimento extermina com a divida da Ponte Preta. Bom sinal. Só que jornalistas não lidam com promessas. Analisam a realidade.

Enquanto a liminar obtida pela atual diretoria não for obtida, fato é que a construção da proposta não irá em frente. Pela decisão judicial, é a diretoria executiva que tem a prerrogativa da decisão. Para o público em geral, os dirigentes atuais dizem que não há interesse em avançar com o projeto. Não ficaria espantado se um plano B estiver em andamento.

Se a decisão judicial impede que Carnielli leve seu plano em frente qual a estratégia? Em primeiro lugar não precisei comparecer pessoalmente ao encontro com jornalistas para detectar que tenta-se criar um clima de comoção e de pressão sobre a diretoria e os conselheiros. Ou seja, ou adota-se o plano ou será o final do mundo.

Convenhamos: para um país como menos de 30 anos de democracia é desconfortável verificar uma tática que beira ao constrangimento.

Entregou a apostila com a proposta? Ótimo, salutar. Mas algumas perguntas são necessárias: por que os responsáveis pelo projeto querem escolher a hora e a o lugar para responderem aos questionamentos? Por que devem ser na hora que eles escolhem?

Repito: na semana passada inteira este repórter do So Dérbi enviou perguntas para serem respondidas. E não compareceu ao encontro por questões de trabalho. Os questionamentos poderão permanecer? E se falhas forem detectadas no projeto? Os responsáveis terão humildade de reconhecerem e alterar os parâmetros daquilo que foi inicialmente planejado? Que fique entendido: o encontro com jornalistas foi o primeiro de muitos encontros.

Em resumo, por mais lindo e arquitetônico que seja o projeto, sem liberdade de expressão, opinião e transparência, a chance de êxito é próxima de zero. Espero que os autores tenham consciência disso.

(análise feita por Elias Aredes Junior)