Números temidos: como ficaria a situação da Ponte se os resultados do primeiro turno se repetissem?

0
1.027 views

Após a derrota para o Grêmio, por 1 a 0, no Majestoso, as chances de queda da Ponte Preta chegaram a 82%. A Macaca precisará de uma arrancada na reta final do Brasileirão para evitar uma volta à Série B após quatro anos. A equipe de Eduardo Baptista tem 35 pontos e aparece na 18ª colocação. Mas como ficaria a situação do time se os resultados do primeiro turno se repetissem?

A Ponte enfrentará na sequência do Brasileirão Coritiba, Atlético-PR, Fluminense, Vitória e Vasco da Gama. Desses 15 pontos no primeiro turno, a Macaca conquistou oito. Venceu o Coritiba por 4 a 0, além da convincente vitória contra o Atlético Paranaense por 2 a 0. Depois perdeu para o Vitória, em Salvador, antes de empatar sem gols contra Vasco e Flu (time carioca fechou a sequência porque o jogo foi adiado pela morte de Pedro Braga).

Mas e os adversários diretos? Além da Ponte Preta, seguem na briga contra o descenso Sport, Avaí, Vitória e Coritiba. Próximo adversário da Ponte Preta, o Coxa somou seis dos 15 últimos pontos disputados na reta final do primeiro turno. Sofreu três derrotas em sequência para a Macaca, Flamengo e Atlético Mineiro, mas depois venceu São Paulo e Chapecoense.

Nas últimas cinco rodadas do primeiro turno, o Sport venceu Atlético-GO e Bahia, empatou com o Fluminense e foi derrotado contra Palmeiras e Corinthians. Já o Avaí venceu apenas uma partida. Foi diante do Cruzeiro. Empatou contra Corinthians e Santos e perdeu para Atlético-PR e Palmeiras.

Primeiro time fora do Z4, o Vitória encerrou o primeiro turno com derrotas para Grêmio e Chapecoense, empate contra o Cruzeiro e vitórias contra o Flamengo e a própria Ponte Preta.

Com essas combinações, a briga contra a zona de rebaixamento terminaria assim:

15. Vitória – 45 pontos (SG: -6)
16. Coritiba – 45 pontos (SG: -9)
17. Sport – 43 pontos (SG: -7)
18. Ponte Preta – 43 pontos (SG: -8)
19. Avaí – 40 pontos
20. Atlético-GO

Ou seja, Eduardo Baptista terá que se esforçar para que a Ponte Preta faça melhor do que os 8 pontos conquistados no encerramento do primeiro turno. De acordo com o matemático Tristão Garcia, 45 pontos serão suficientes para livrar a equipe do descenso na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 35 pontos, a Macaca precisaria de três vitórias e um empate nos últimos cinco jogos para escapar.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)