O Guarani parece que não tem interesse em conhecer o seu torcedor. Uma lástima!

1
1.392 views

De maneira eficiente perspicaz, Marcos Ortiz, responsável pelo site Planeta Guarani, divulgou durante toda a segunda-feira uma enquete para saber a opinião do torcedor bugrino sobre o programa Sócio Campeão, que de acordo com o site Futebol Melhor tem 2514 participantes. Ou seja, um fracasso. Ortiz, dentro de suas limitações, executa uma tarefa que o Guarani deveria fazer sem temor, a de conhecer o seu publico.

O Guarani não é mais um clube de classe média. Ninguém pode mais dizer que não há negros, pobres e desfavorecidos. Empiricamente podemos apontar a mudança de perfil.

Incrível tal constatação se levarmos em conta que nesta década, desde 2011, o Guarani não participou mais da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e esteve apenas em duas edições da divisão de elite do Campeonato Paulista. Ou que dois oito anos da atual década, o Alviverde esteve em quatro na terceirona nacional. Podemos dizer que o sofrimento colocou a torcida com os pés no chão e abrigou diversas classes sociais.

Olhe atualmente para arquibancada do Brinco de Ouro, em jogos lotados ou vazios. Reflita consigo mesmo: será que  essa turma teria condições de pagar regularmente uma mensalidade de sócio torcedor? Será que o poder aquisitivo desta turma é suficiente para arcar com tamanha responsabilidade? Uma pesquisa de opinião pública serviria para responder essas e outras dúvidas.

Essa pergunta não deveria ser foi pelo Só Dérbi, pelo Planeta Guarani ou qualquer profissional de imprensa. Descobrir o perfil do torcedor é uma tarefa do do clube, por intermédio de uma gestão focada no profissionalismo, com pesquisas pormenorizadas e dados concretos. Por enquanto, é tudo ilusão.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

 

1 Comentário

  1. Guarani virou clube provinciano de uma pequena cidade a muito tempo, visto seus dirigentes amadores.
    O superintende que responde pela administraçao e um mero fantoche na mao de diretores que mais se procupam em fazer gracinhas com placas na mao, em campos adversarios do que cumprirem suas funções administrativas, como realizar estudo massivo de caractersticas de torcedores/consumidores de seus produtos.
    E a Torcida tem exatamente o que merece, um clube no caminho certo da extinção