O Guarani teria condições de disputar a Série A em 2019?

3
2.017 views

Chateação é uma palavra que define com perfeição o torcedor do Guarani. Inconformado com as derrotas para São Bento, Avaí e Boa Esporte e a perda do sonho do acesso. Escapou por entre os dedos. Mais um ano na série B. Deixe o fanatismo de lado, dirija-se ao espelho e pergunte: o Guarani está preparado para disputar a divisão de elite do Campeonato Brasileiro?

Respire fundo e junte as peças. Reflita. Encare a realidade. Perceba que você, torcedor bugrino, torce para um clube em constante desentendimento político. Palmeron Mendes não suporta Horlley, que não gostava de Álvaro Negrão, sem paciência com Marcelo Mingone. Dá para trabalhar em paz? Planejar direito? Como? De que maneira? Não é tão simples como parece.

Já ocorreu uma evolução com vários treinos do Guarani em um Centro de Treinamento localizado do lado do estádio Brinco de Ouro. Mas é pouco, quase nada se verificarmos as estruturas existentes na divisão de elite. Veja: o Ceará tem um CT de primeira e mesmo assim luta fervorosamente contra o rebaixamento.

Mesmo que receba R$ 50 milhões dos direitos de transmissão em caso de acesso (hoje improvável) o orçamento bugrino estará aquém dos gigantes ou até times medianos como Atlético-PR e Sport em termos de estrutura.

Qual seria o caminho para diminuir esse Grand Canyon com os clubes? Investimentos nas categorias de base. Qual foi a última vez que o Guarani teve um time profissional com cinco, seis jogadores revelados em casa e que rendeu frutos positivos? Duro encarar a realidade, eu sei como é.

Ou seja, do que adiantaria subir se sabemos que os dirigentes não fizeram a lição de casa nos últimos 30 anos?

Mais: a ultima participação bugrina na divisão de elite foi em 2010. Hoje tudo mudou. E para pior se o alvo for os clubes grandes e pequenos. Está na hora de cair a ficha no Guarani e todos entenderem que o futebol mudou. Quem não entender isso vai morrer. Ou passará vexame na principal divisão do futebol nacional. Simples assim.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

3 Comentários

  1. vexame igual o parana clube está passando neste ano. Afora isso, devido a tudo que voce diz no texto, a torcida foi minguando, sempre os mesmos 4, 5 mil torcedores.

  2. já olhei no espelho e vi que não tenho cara de palhaço
    esses empresários de m… nao tem jogadores ao nível de série A. querem continuar com o guarani na série B para continuarem a usar o guarani como vitrine . nem saio mais de casa para assistir uma partida do guarani . vergonha o futebol brasileiro em geral. jogadorezinhos de merda começam a jogar um pouco já querem comprar carrões usar Ouro no pescoço e se sentirem craques . empresários ganhando é clubes afundando. c as da as escolinhas que revelavam jogadores e davam lucro aos times .