domingo , 19 novembro 2017
Home / Destaque / O que a Ponte Preta deve fazer para sustentar a motivação do seu torcedor para o Brasileirão?

O que a Ponte Preta deve fazer para sustentar a motivação do seu torcedor para o Brasileirão?

Ao contrário da visão de alguns cronistas esportivos e dirigentes, eu adoto as redes sociais como parâmetro de termômetro da opinião pública. É um espelho do pensamento médio do torcedor, apesar de um exagero aqui e ali. Ao olhar as centenas de comentários de torcedores pontepretanos de vários locais de Campinas e região, é de se refletir até que ponto o vice-campeonato paulista poderá prejudicar na mobilização para o Brasileirão.

Nem levo em consideração os 3104 pagantes da rodada inaugural contra o Sport. Especialmente se levarmos em conta que a média do ano passado ficou em 5309 torcedores. Uma lástima. Meu foco é sobre o espirito do próprio torcedor pontepretano que bate cartão no Majestoso. Sua disposição de comparecer e incentivar a equipe, apesar da luta de Davi contra Golias desenhada no horizonte. Verificar até que ponto está vacinado contra os petardos destinados pelo sistema injusto reinante no futebol brasileiro.

A cada atleta desligado e alvo de negociação, o pagante do programa de Sócio Torcedor ou aquele que reserva seu dinheiro suado para comparecer em um jogo ou outro fica mais desestimulado a comparecer, especialmente pela dificuldade de recomposição no mercado enquanto os milionários contratam jogadores de destaque.

Óbvio que existem os apaixonados e que vão ao estádio de um jeito ou outro. O que não podemos ignorar é a mudança de perfil do consumidor de futebol. Nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, o apaixonado e fanático prevalecia em qualquer clube. Na Macaca, mais ainda.

Hoje, queiramos ou não, o amor incondicional divide espaço com o torcedor que utiliza futebol apenas e tão somente como entretenimento. Olha o resultado no celular, vê melhores momentos de um jogo ou outro e quer participar da mobilização apenas nas decisões. Como atrair este pontepretano após a decepção no Paulistão? Eis uma questão que procuro a resposta.

Outra mudança é o mosaico de preferência reinante na cidade. Antigamente, a Ponte Preta tinha apenas o Guarani como concorrente de mercado. Hoje, o Corinthians, sua torcida numerosa e o orçamento bilionário é a principal dor de cabeça. Como sustentar a motivação da torcida se todo o foco da imprensa nacional é para os grandes clubes? Pois é.

Junte esta conjuntura com frustrações recentes, como a derrota na Copa Sul-Americana para o Lanús, o vice-campeonato na Série B de 2014 e o fracasso na decisão contra o Corinthians. Alguns de modo correto argumentam que o time mostra força, organização e planejamento para chegar às decisões. Mas existem quem considera sinal de incompetência.

Uma sensação reforçada pelas atitudes da própria diretoria. Que em dado momento peca pela falta de comunicação. Em outras parece ter pendor em desagradar a ala tradicional do clube que pede a preservação das características do uniforme do clube. Ou de promover apostas equivocadas como a de Felipe Moreira como treinador.

Pegue todo esse cardápio e chegue a uma conclusão: o pontepretano que mantém inabalável a sua fé e incentivo é, antes de tudo, um forte. Merece respeito, consideração e todas as homenagens. Sua missão é ajudar a encontrar formas de arregimentar torcedores de outras vertentes.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

Veja Também

38277097562_7d2283611f_z

Mercado promete acirrar disputa por Bruno Nazário, mas prioridade é voltar para Europa

Um dos destaques da irregular campanha do Guarani na Série B é o meia Bruno ...

10 Comentários

  1. 5mil de media….kkkkkkkkkkkk

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      39 dias para encher o estádio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      39 dias para ser campeã !!!!!!!!!!!!!!!!

  2. FALA SÉRIO: IR AO CAMPO PRA QUÊ ?

    ASSISTIR UM TIME QUE NUNCA FOI CAMPEÃO E NUNCA SERÁ ???

    É GASTAR DINHEIRO À TOA !

    FICA EM CASA !

    GUARDA O DINHEIRO !!

    FAÇA UMA APLICAÇÃO !

    O DINHEIRO TÁ DIFÍiCL !

    A VIDA TÁ DIFÍCIL !!!

    GUARDA O DINHEIRINHO PARA O FUTURO !!!!!!!!!!!!!!!!

    • Marcelo Macaco MPPL

      É realmente bugrino sabe o qto tá difícil mesmo…e assistir um time falido pra quê ?
      Ver um time q não paga salários para os jogadores pra que ?

      É melhor guardar o dinheirinho e tentar pagar a CPFL,a Sanasa, Advogados….dividas trabalhistas…deixa quieto nem se juntar os 3% todo conseguiria pagar…..pensando melhor fecha as portas logo, é mais prático e rápido !

  3. FALA SÉRIO: IR AO CAMPO PRA QUÊ ?

    ASSISTIR UM TIME QUE NUNCA FOI CAMPEÃO E NUNCA SERÁ ???

    É GASTAR DINHEIRO À TOA !

    FICA EM CASA !

    GUARDA O DINHEIRO !!

    FAÇA UMA APLICAÇÃO !

    O DINHEIRO TÁ DIFÍiCIL !

    A VIDA TÁ DIFÍCIL !!!

    GUARDA O DINHEIRINHO PARA O FUTURO !!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Pablo Oliveira vai para o Guarani
    16/05/2017 às 20:31 por Marcos Lopes

    Volante Pablo Oliveira vai disputar a Série B pelo Guarani, em acerto que aconteceu nesta terça-feira.

    Contrato de Pablo foi renovado por mais um ano e foi emprestado por um ano com passe estipulado e negociado através de um grupo de investidores do Guarani.

    Além de Pablo Oliveira, o Globo também perdeu o volante Leomir que foi para o Campinense. O atacante Luísão também deixou o clube.

    • PABLO OLIVEIRA FOI ELEITO REVELAÇÃO E MELHOR VOLANTE DE 2016 NO CAMPEONATO POTIGUAR !!!

    • DIRIGENTES DO GUARANI F C A CHANCE DE QUITAR A DíVIDA TRIBUTáRIA !!!!!
      MP 766/2017
      FIQUEM ATENTOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      A DÍVIDA VOLTA PRATICAMENTE NA ORIGEM (90% DE ABATIMENTO DA MULTA E JUROS) !!

      PRAZO ALONGADO PARA QUITAR O TRIBUTO !!

      MARAVILHA !!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *