Oito motivos que explicam o vexame do Sub-17 e da falta de empolgação das categorias de base da Ponte Preta

1
2.714 views

Existem resultados que são uma explicação detalhada de determinada fase. A equipe Sub-17 da Ponte Preta levar de 8 a 0 do São Paulo na fase decisiva do Campeonato Paulista traduz um cenário. Não foi por acaso. Não aconteceu porque ocorreu uma falha aqui ou ali. Ou nem é culpa dos meninos. Esses são vitimas de uma política equivocada e errática promovida neste ano pelo presidente José Armando Abdalla nas categorias de base e que tem o aval de Cláudio Henrique Albuquerque, o Kiko. Mesmo que não esteja mais no cotidiano, o resultado é reflexo da política aplicada por eles.

Para cada gol sofrido existe uma justificativa para explicar a falta de inspiração não só do Sub-17, mas de todas as categorias de base.

1-Desprezo aos resultados anteriores- As categorias de base da Macaca chegaram em diversas finais do ano passado. Fizeram história. Inclusive no Sub-17, em que foi campeã após o vencer por 3 a 1 no Majestoso. Tudo isso foi desprezado para começar do zero em 2018. Está nas fases decisivas do Paulista Sub-15, Sub-17, Sub-20? Sim.Só que por enquanto não empolga como no ano passado. O clichê é válido: em que está ganhando…

2- Precisava trocar? Não tinha como continuar o trabalho-  Max Sandro Barbosa de Oliveira foi o técnico campeão do Sub-17 pela Macaca em 2017. Agora é Claudio Fernandes Ribeiro. Ou seja, claro sintoma de falta de continuidade. Se o titular saiu, que o auxiliar fosse promovido ou alguma medida fosse tomada para a linha de trabalho fosse mantida. Nada disso.

3-A saída de Rodrigo Leitão- Contratado para ser coordenador técnico das categorias de base, em pouco tempo disse a que veio. Conseguiu resultados e alguns jogadores promovidos aos profissionais deram conta do recado. Sua demissão é injustificável sobre qualquer ponto de vista.

4- Leandro Zago- Ok, o artigo é sobre a goleada sofrida pelo Sub-17. Mas o resultado reflete as decisões equivocadas ocorridas em outros departamentos. Leandro Zago vinha com bom trabalho no Sub-20 como já tinha feito no Sub-17. Foi demitido por Abdalla e agora goza de prestígio no Sub-17 do Atlético Mineiro. Erro.

5- A ausência de técnicos tarimbados- Sou favorável a utilização da ciência do esporte. Não há como aceitar empirismo e desprezo ás pesquisas acadêmicas. Isso não quer dizer desprezo aos mais experientes, ex-jogadores que podem auxiliar no trabalho de fundamentos e na parte técnica. O velho e o novo precisam conviver juntos.

6- Aquilo que é bom não aparece. Ou nem fica- Pegue o atual time titular da Ponte Preta. Excetuando-se o goleiro Ivan e o zagueiro Renan Fonseca, as crias da casa quase inexistem. Ou seja, após o pacotão vendido após o Paulistão, as categorias de base não conseguiram repor a altura. É preciso refletir sobre o que acontece.

7-Falta de soluções aos problemas de curto prazo – Duro não é tomar de oito do São Paulo. Inadmissível é verificar que tal goleada aconteceu na terceira fase de uma competição de alto nível. Pior: já tinha perdido por 3 a 0 no turno inicial no Moisés Lucarelli. Onze gols sofridos para o mesmo adversário.

8-Apatia- para sair desta má fase uma reação é necessária. Seja no profissional ou nas categorias de base, os torcedores adotam uma postura de ressentimento inicial e posteriormente de conformismo. Um exemplo: neste segundo semestre as categorias de base não revelaram nenhum jogador sequer para ser observado. E ficou por isso mesmo. Será que após sofrer oito gols tudo ficará igual? Aguardemos.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

1 Comentário

  1. Fazendo JUSTICA
    Ontem escrevi que a vinda de GK, coloca em duvida se o Sr Abdala , rompeu ou nao com o presidente de Honra, se tem ou nao a interferencia do ex pres VP, pq o mesmo poderia estar forcando a contratacao de GK, para sanear dividas de seu mandato,
    Porem qto ao depto AMADOR, A unica culpa do Atual presidente, foi nao trocar todo o dpto, pois tudo que estamos colhendo e fruto da Adm anterior com dedo do pres de honra, aquele que e dono que manda mesmo;Vejamos
    Diretor do amador Fabio abdala, nem sabe que a bola e redonda, apareceu ano passado
    Odair , cunhado do ex VP, TBM entende de bola e sabe que ela e redonda pq ja viu muitas Luas cheias,
    Sub 15 e 17, escondidos em Jaguariuna, para ninguem ver, desde a parceria mal sucedida com a contra ataque, na epoca diziam que era p evitar assedio de empresarios, hoje em dia o que mais temos sao empresarios donos de mais de 50 porcento dos direitos economicos,
    Qto ao Sr kiko, nao sabemos se e falta de competencia ou pe frio mesmo, onde passa e devastador
    Caiu em 2006 com o time qdo era gerente do profissional
    Nunca subiu,
    Voltou ano passado, devastou o Amador e A Ponte Caiu
    Esse ano no profissional, quase caimos no Paulista, e estamos lutando para nao cair para serir C
    Entao , sr Elias acreditamos, que se o Presidente Abdala cortou mesmo o cordao umbilical com o Presidente de Honra, e se vai deixar de atender opinioes do ex VP,
    Ele fara uma limpeza nos aspone que estao ha quase 20 anos , dentro do clube atraves do Sr de Honra e que so prestam a ser leva e tras e evitam a modernizacao e crescimento do nosso tao amado CLUBE,
    SR ABDALA SE EU TIVESSE A OPORTUNIDADE DE LHE PEDIR ALGO ,
    Pediria que o Sr Subisse na Torre do Majestoso , com um mega fone e gritasse para o Sr de honra, nenhum um laco nos une mais e liberdade ainda que tardia,
    Mas antes o Sr teria que dispensar muita gente ligada a ele, e que nao tem competencia para estar na Ponte,
    Queremos apoia lo, e ajuda lo,
    Faca as mudancas necessarias sem medo, .
    A Maioria da Nacao, estara com i Sr ,
    Socorro, Salvem a PONTE PRETA