Pesquisa comprova: Campinas está na periferia do futebol

0
532 views

Campeonato Brasileiro continua na crista da onda. De acordo com pesquisa divulgada pela XP Investimentos e de responsabilidade do economista César Grafietti, esta competição é a preferida de 60% dos brasileiros que acompanham futebol. Em segundo lugar, vem a Copa Libertadores com 58%, enquanto que a terceira posição tem a Copa do Brasil com 57% das preferências.

Mesmo com todo o massacre de cobertura das competições européias, a Copa do Mundo ainda  tem 54% de menções. Bem atrás, com 36%, aparece a Liga dos Campeões. O campeonato estadual tem 21% das preferências. Uma péssima noticia para as Federações que utilizam tal certame como moeda de barganha política.

Esses números são mais do que suficientes para chegarmos a uma conclusão: o futebol campineiro, formado por Ponte Preta e Guarani, encontra-se na periferia do futebol nacional. Ainda tem digamos um campeonato de classe média baixa para chamar de seu, que é a Série B do Campeonato Brasileiro, o diagnóstico é claro e preciso: não há protagonismo no futebol em relação ao que público principal assiste, vê e acompanha todos os dias.

Por outro lado, o levantamento demonstra que o torcedor acostumou-se ao formato de pontos corridos. E sabe como encaixar os outros campeonato dentro do seu rol de preferência. E isso preciso ser entendido pelos clubes. Inclusive aqueles que estão sediados em Campinas.