Pesquisa mostra que Ponte Preta vai encarar luta acirrada contra o rebaixamento

0
984 views

O jogo contra o Sport é decisivo pela Copa Sulamericana, mas todos os olhos do torcedor pontepretano estão voltados para o Campeonato Brasileiro, em que o desafio será pontuar no domingo, às 16h, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Lutar contra um adversário na luta contra o rebaixamento ganhou uma relevância maior devido a atual classificação do Brasileirão após 24 rodadas.

Pesquisa realizada pela reportagem do Só Dérbi em todos os Brasileirões desta década mostra que a atual edição é a segunda mais equilibrada da história recente. Para adotar um parâmetro, tiramos sempre a classificação a partir do 13º colocado e sua diferença para o lanterna. Hoje, a 13ª colocação é do Avaí, com 29 pontos, sete pontos á frente do Atlético-GO, que está na última posição com 22 pontos. O quadro só não é mais equilibrado do que a edição de 2014, quando a diferença do Botafogo, com 28 pontos e na 13ª posição era de apenas cinco pontos para o Criciúma, que era o pior time do Brasileirão após 24 rodadas.

A retrospectiva demonstra ainda que não dá para dormir ou considerar a permanência como favas contadas. clafinal

Ao se comparar as classificações de 2011 a 2016, apenas em 2012, os quatro últimos da 24ª rodada permaneceram na 38ª jornada e foram Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense, sendo que as diferenças estiveram apenas na troca de posições.

O torcedor da Ponte Preta, no entanto, tem uma boa noticia. Assim como neste ano, em 2015, após 24 partidas, a Macaca era a 15ª colocada, com 28 pontos. No final, o time ficou na 11ª posição com 51 pontos. Na ocasião, a equipe foi comandada por Guto Ferreira, Doriva e Felipe Moreira.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)

Se você não conseguir visualizar a arte em JPEG basta clicar aqui para ver a sua versão em PDF: novaclassificação