Ponte sai na frente, leva virada do Grêmio e segue sem vencer fora de casa

0
999 views

A Ponte Preta segue sem vencer como visitante no Campeonato Brasileiro. A última vitória foi a mais de um ano e não foi diferente diante do Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. A Macaca abriu o placar no primeiro tempo, mas sofreu três gols no segundo tempo e saiu derrotada por 3 a 1. Os gols foram marcados por Thyere (contra), Everton e Lucas Barrios (2x).

Com o resultado, o time que não vence há mais de 30 anos em Porto Alegre, segue com 15 pontos e beirando a zona de rebaixamento. A sorte da equipe de Gilson Kleina foram os tropeços de Vitória e São Paulo, mas ainda aguarda o resultado de Avaí e Bahia para saber se entra na degola. O próximo compromisso será diante do Coritiba, quarta-feira, no Moisés Lucarelli.

PRIMEIRO TEMPO
Os números do primeiro tempo foram dominantes para o time da casa, mas a Ponte Preta terminou os 45 minutos em vantagem contra os gremistas. Com uma formação defensiva, no 5-3-2, Gilson Kleina anulou os espaços do Grêmio que, por sua vez, pouco agredia. O time terminou com mais posse de bola (67%), mas com poucos lançamentos de infiltração. O excesso nos toques laterais deixava a Macaca acomodada e a espera do contra-ataque.

E foi assim que as principais chances do primeiro tempo surgiram. Renato Cajá encontrou Lucca aos 20 minutos do primeiro tempo e o camisa 9 arriscou de longe, mas não acertou o gol de Marcelo Grohe. As jogadas mais perigosas apareciam pelas laterais com Jeferson e Nino Paraíba. O lateral-direito, alias, encontrou Lucca na grande área e o atacante cruzou para Sheik. Antes da bola chegar no companheiro, a bola desviou no zagueiro Rafael Thyere e morreu no fundo do gol do clube gaúcho aos 35 minutos: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O Grêmio mudou a postura radicalmente na segunda etapa. Renato Gaúcho promoveu a entrada de Fernandinho na vaga do volante Arthur e foi para cima da Macaca. Não demorou muito e a alteração surtiu efeito. Após a saída de bola equivocada dos visitantes, Pedro Rocha encontrou Lucas Barrios em boas condições e o paraguaio contou com um desvio de Naldo para vencer Aranha e empatar o jogo: 1 a 1 aos 11 minutos do segundo tempo.

Inflamado pelo gol, o Grêmio partiu para cima e utilizava o lado direito de ataque com Fernandinho para ganhar espaços. Edílson lançou o próprio Fernandinho aos 25 minutos e o atacante foi derrubado por Fernando Bob: pênalti para o Tricolor Gaúcho convertido por Lucas Barrios. 2 a 1 para os mandantes.

A Macaca ainda tentou reagir com jogadas individuais de Lucca. O jogador tentou superar Grohe aos 39 minutos em finalização de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro gremista. Jean Patrick, estreante da tarde, também arriscou de longe e parou em defesa do arqueiro. Sem organização e espaço, o time não obteve criatividade para surpreender a defesa gremista, mas foi pega na velocidade de Luan. O jogador encontrou Ramiro, que ajeitou para Everton fazer o terceiro gol e fechar o caixão: 3 a 1. A Ponte conheceu a 7ª derrota na competição e não vence há cinco rodadas.

(texto de Júlio Nascimento)

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Rafael Thyere e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho) e Ramiro; Luan, Pedro Rocha (Everton) e Lucas Barrios (Marcelo Oliveira). Técnico: Renato Gaúcho

PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Jeferson; Fernando Bob (Jean Patrick), Naldo (Felipe Saraiva), Jadson e Renato Cajá (Negueba); Emerson Sheik e Lucca. Técnico: Gilson Kleina

Gols: Rafael Thyere, contra, aos 35 minutos do primeiro tempo; Lucas Barrios aos 11 e aos 25 minutos do segundo tempo; Everton aos 42 minutos do segundo tempo

Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)

Cartões amarelos: Emerson Sheik e Jeferson (Ponte Preta); Edílson (Grêmio)

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre

Público: 21.133

Renda: R$ 677.199,00