Quem foi maior com a camisa do Guarani: Amoroso ou Jorge Mendonça?

0
1.832 views

Não existe algo mais gostoso no futebol do que discutir a importância dos craques nos clubes. Quem foi maior? Quem jogou mais? Quem foi mais decisivo? Qual jogador esteve a frente no pedestal dos ídolos? Este site já abordou anteriormente sobre a dificuldade de encontrar o melhor jogador da história do Guarani. Muitos jogadores ofensivos, criativos e habilidosos. A lista é imensa. Faremos um confronto de apenas dois nomes. Que foram decisivos em épocas distintas. Representantes de gerações distantes da história bugrina: Amoroso e Jorge Mendonça? Então: quem foi maior?

Calma, não lhe deixaremos sozinhos para tomar a decisão. Jorge Mendonça desembarcou em 1980 respaldado pela participação na Copa do Mundo de 1978. Jogou no Brinco de Ouro até 1983 e o saldo é respeitável: foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1981 com 38 gols e foi decisivo para a conquista da Taça de Prata de 1981 e  para a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de 1982. Protagonizou uma semifinal eletrizante contra o Flamengo no Brinco de Ouro. Marcou dois gols diante de um estádio com 52 mil torcedores mas viu o time bugrino sucumbir diante dos três gols feitos por Zico.

E Amoroso? É um jogador formado nas categorias de base e que surgiu em 1994 quando jogou por 26 jogos no Campeonato Brasileiro e sagrou-se artilheiro com 19 gols e vencedor da bola de prata da Revista Placar. Foi um dos protagonistas em 1995 do trio formado com Djalminha e Luisão, mas que não trouxe dividendos.

Saiu do clube em 1996 e rodou o mundo: Borussia Dortmund, Udinese, São Paulo, Flamengo…Conquistou títulos, prêmios e ainda voltou para atuar no dérbi do Campeonato Paulista de 2009 e que terminou empatado por 2 a 2.

Hoje, pelo seu posicionamento e declarações favoráveis ao Guarani, Amoroso transformou-se em ídolo dos mais jovens. Jorge Mendonça, por sua vez, faleceu aos 51 anos no dia 17 de fevereiro de 2006.

Com tais informações e dados fica para você responder: quem foi maior: Amoroso ou Jorge Mendonça? A decisão é sua.

(artigo escrito por Elias Aredes Junior)