Querendo devolver derrota do primeiro turno, Ponte terá que superar tabu contra o Bahia

0
835 views

A primeira grande sequência negativa da Ponte Preta no Brasileirão de 2017 passou pela derrota por 3 a 0, em pleno Moisés Lucarelli, para o Bahia na 13ª rodada. Após empatar sem gols contra o Avaí e perder para o Corinthians, a Macaca esperava dar um clima de paz aos torcedores, mas acabou aumentando a tensão com um revés dolorido diante dos baianos. Neste domingo, o objetivo é o mesmo, mas o time de Eduardo Baptista quer um desfecho positivo.

O problema é que a Ponte Preta enfrentará um longo tabu diante do Bahia para embalar a segunda vitória consecutiva no Brasileirão. O Tricolor não perde para a Macaca desde a Série B de 2008. Adversários em jogos oficiais desde os anos 70, Tricolor e Ponte já se enfrentaram em 20 jogos. O Bahia venceu dez partidas. A Ponte venceu apenas quatro. Houve também seis empates.

Há nove anos sem perder para a Macaca, o Bahia encarou o time campineiro outras nove vezes desde então, com cinco triunfos e quatro empates. O tabu é ainda maior se for contabilizado apenas jogos na Fonte Nova. A Ponte venceu o Bahia em Salvador apenas uma vez, no Brasileirão de 2000.

Os dois times seguem na briga contra a zona de rebaixamento, mas a situação dos mandantes é mais tranquila. O Bahia ocupa a 13ª colocação com 39 pontos. A equipe de Carpegiane precisa de mais seis pontos para garantir a manutenção na elite do futebol nacional. Já a Macaca está na degola com 35 pontos e precisa vencer para sair dessa situação incômoda.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)