Torcedores bugrinos pedem novos zagueiros. E as categorias de base? Quando vão surgir novas revelações?

0
897 views

Equipe conhecida por revelar atacantes e zagueiros de qualidade para a Seleção Brasileiro, o Guarani parece encontrar-se em um poço sem fundo. Torcedores nos aplicativos de mensagem despejam reclamações contra o goleiro Douglas Borges, protagonista de diversas na goleada sofrida diante do Santos. De quebra, a zaga não inspira nenhuma confiança e hoje encontra-se como o principal temor na Série B do Campeonato Brasileiro.

Compreendo a apreensão do torcedor bugrino. Até pelo histórico construído. Não dá para aguentar jogos e mais jogos com falhas repetidas. É a senha para lutar contra o rebaixamento. Dou uma lambuja sobre a capacidade do goleiro. Pegorari está lesionado, Vladimir encontra-se no Departamento Médico. Ou seja, Douglas Borges é aquilo que está à disposição da Comissão Técnica.

Na zaga, a conversa muda de figura. É inacreditável que o Guarani não tenha um zagueiro confiável revelado pelas categorias de base. Uma posição em que o atleta pode ser condicionado e preparado para exercê-la. Nesses últimos meses, nenhum garoto reuniu condições para servir ao time profissional? A reposta fica em apenas duas hipóteses: ou os garotos precisam de melhor aproveitamento, ou fecha-se e começa tudo de novo.

O que não dá é considerar normal tantas falhas no sistema defensivo e normalizar a falta de reposição das categorias de base. Isso precisa mudar.

(Elias Aredes Junior-Foto de Raphael Silvestre-Guarani F.C)