Três motivos para celebrar ou lamentar a possível chegada de Luis Fabiano na Ponte Preta

9
1.635 views

Segunda-feira e o expediente normal seria o torcedor da Ponte Preta invadir as ruas de Campinas para celebrar mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. Ganhar do Fluminense deixou o time mais próximo do objetivo de superar a marca da campanha do ano passado, quando somou 51 pontos. Duro é que não há como fugir do assunto: a provável chegada de Luis Fabiano.

Vamos ao ponto: contratar Luis Fabiano é ganho de qualidade. Centroavante nato, fazedor de gols, participante de Copa do Mundo, experiente por passagem no futebol europeu e com destaque na mídia. Sem contestações. Sua ligação com a Ponte Preta é clara e transparente. Não viria para “roubar” a Alvinegra, jargão que designa atletas preguiçosos e que não dão o sangue.

Independente dos seus salários, a sua provável chegada é algo para ser discutido com profundidade. Vamos enumerar três motivos para celebrar ou outros três pontos para se preocupar. Leia, discuta, dê sua opinião na área e tire suas próprias conclusões.

Para começar, as três vantagens:

1-Projeção internacional- As notícias dão conta sobre um contrato de dois anos com o atleta. Mesmo aos 36 anos, o jogador tem nome na Espanha, Itália e no continente Sul-Americano. Sua possível presença abriria espaço para amistosos e torneios internacionais. Luis Fabiano exerceria o papel de um garoto propaganda e relações públicas para que a Macaca finalmente fique conhecida e projetada em várias partes do mundo.

2-Foco e liderança no dia a dia- Apesar do temperamento explosivo (especialmente com os árbitros) Luis Fabiano tem fama de ser um aglutinador e alguém focado na busca de objetivos coletivos. Por ser um jogador consagrado, ele teria condições de cobrar os companheiros com força no vestiário e não ser questionado. Seria o capitão de modo natural e a torcida aprovaria sem ressalvas. E uma liderança ambiciosa, que não se conformaria com a acomodação.

3- A volta do torcedor ao Majestoso- O retorno de Luis Fabiano produziria algo  além da melhoria de bilheteria. Apesar de ter sido muito cobrado no seu início, o camisa 9 nunca esqueceu as raízes pontepretanas. Sempre citou com carinho a Macaca e seu torcedor. Sua imagem com a camisa da Veterana produziria de imediato uma reconciliação do clube com as arquibancadas. Talvez uma trégua surgisse no começo da temporada até acertar a equipe no Campeonato Paulista. Quem viveu os últimos meses no Majestoso sabe que isto não é pouco.

Nem tudo são flores. Uma série de consequências desconfortáveis poderia acontecer, sem participação direta de Luís Fabiano. Confira:

Blindagem à diretoria: A história é a mesma. Independente de quem esteja na diretoria ou no departamento de futebol. Contrata-se um craque renomado e na primeira sequência negativa de resultados, nunca o presidente ou dirigente imediato aparece para dar explicações. O jogador “medalhão” é colocado na fogueira. Foi assim com o goleiro Roberto e os atacantes Borges e Roger. E assim será com Luís Fabiano, caso sua contratação seja confirmada. Qual a consequência imediata? O debate fica truncado, a diretoria demora a admitir seus erros de modo público e  as correções são postergadas.

Calibragem de expectativas: Apesar de encontrar-se com 36 anos, o desembarque de Luís Fabiano é sinônimo de luta por colocações nobres no futebol nacional. Sua carreira conduziu a tal estágio. Só é preciso fazer uma leitura adequada sobre as perspectivas. Um  cenário é desembarcar e jogar com uma camisa do porte de Santos, São Paulo, Palmeiras ou Flamengo, equipes com altas arrecadações e com capacidade de trazer jogadores do porte igual ou superior ao de LF. O que dizer então da Macaca, com orçamento previsto abaixo de R$ 50 milhões para 2017? Como contratar coadjuvantes do mesmo nível do provável reforço se a cota de televisão é de R$ 28 milhões? Convenhamos: Luis Fabiano é um tremendo jogador. Mas não faz milagres. Se o resultado esperado não acontecer (exemplo: disputa de título) como ficará a relação da torcida com o jogador? A torcida saberá calibrar estas expectativas? Pois é.

Prejuízo na revelação de atletas: Luís Fabiano será sinônimo de gols. É verdade. Fato. Só que por duas temporadas já é certo que dificilmente um centroavante revelado pelas categorias de base ganhará chance de se revelar, atuar por várias partidas seguidas e firmar seu nome. A cadeira estará cativa.  Não é um risco? Talentos não podem ser desperdiçados? Os dirigentes vão negar. Muitos dirão que não tem relação. No fundo, todos sabem que é verdade.

 

Não existe nada certo. Luis Fabiano poderá até deixar de desembarcar e gerar frustração. Algo, porém, é inegável: sua possível presença gera debate e discussão. E isso é bom. Ótimo.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

9 Comentários

  1. Boa tarde Elias Aredes Jr;
    Cara, tenho a impressão que nada que a Ponta faça poderá mudar seu pensamento, nada esta bom para vc! Sou Pontepretano, também fico chateado com muitas coisas, principalmente com corneteiros, isso realmente esta atrapalhando muito!
    Pelo visto até se o CR7 viesse para Ponte, jogando de graça, vc iria achar alguma coisa ruim sobre isso para postar aqui….
    Só Derbi começou muito bem, a idéia é perfeita, porém as postagens do time que esta a muito tempo correndo o risco de fechar, sem disputar campeonatos de prestigio são feitas com amor e prestigio. Diferente das suas.
    As noticias são boas, mais o texto lembra o Fofoca do interior!
    Vou prestigiar mais um pouco o Só Derbi, caso não melhore vou parar de ver.

  2. Diego, nada na vida (vou repetir: nada!) tem aspectos só positivos. A vida é complexa, cheia de desafios, problemas. A vida humana é assim. Na igreja, casa, empresa. Por que seria diferente no futebol? Já cansei de dizer que a contratação de Luis Fabiano. òtimo jogador. Mas ele não é Deus. é ser humano. Como eu e vc…E todo ser humano em qualquer ambiente gera dividendos e ônus…
    Desculpe, mas aqui seja para um lado ou outro nunca jamais existirá jornalista com espírito de torcedor. Jamais. A meta é fomentar o debate e fazer o torcedor pensar…E obrigado pelo seu comentário…

  3. Sou macaco de alambrado concordo com alguns pontos destacados.
    Não sei quem é Luis Fabiano mas conheço o Fabiano, que vi jogar desde o seu início de carreira, o Vagner Mancini
    jogava na Ponte ainda.
    O q eu acho, como torcedor e não como cronista é q: Um ataque com Carlos Alberto, Fabiano e Cajá poderia ser muito bom para essa torcida apaixonada.
    Abs

  4. Que mimimi… “ahhh… dê atenção para o meu time, pq o outro tem mais atenção”… Cara, fala sério, acho que o SóDerbi lamentará tanto a sua decisão de não mais ler aqui, talvez nem vão mais dormir a noite…

  5. Vc me faz lembrar um cara que só comenta coisas do Guarani no G1… Bom, mas, falando sério e sem paixões clubísticas, o Luis Fabiano seria uma boa para vocês, claro que eu como bugrino torço contra… hehehe… Agora, Cajá? O cara subindo com o Bahia, que lota estádios, já não topou vir para Campinas este ano e vai aceitar vir o ano que vem? Fala sério, desista deste sonho. E Carlos Alberto? Cara, eu como bugrino torço para que este vcs contratem.