Verdades, mentiras ou manipulações: o que interessa ao torcedor do Guarani?

30
1.021 views

Na semana passada, afirmei nos microfones da Rádio Central o favoritismo do Figueirense no duelo contra o Guarani. Vitória bugrina por 2 a 0 e ouvintes e internautas derramaram críticas sobre este que vos fala. De um jeito ou de outro, preferi adotar uma postura mais distante, sem entrar em conflito profundo. Esse gesto demonstra duas faces: a carência das arquibancadas por boas noticias e a ausência de coragem para encarar a realidade de um grupo relevante.

O Guarani é Campeão Brasileiro de 1978? A resposta é positiva, assim como também é o vencedor da Taça de Prata de 1981, vice-campeão brasileiro em 1986 e 1987 e participante da Copa Libertadores em três oportunidades. Projetou craques do naipe de Zenon, Careca, Renato, Jorge Mendonça, Djalminha, Amoroso, Luizão, Júlio Cesar. Tem um estádio sede de um amistoso da Seleção Brasileira em 1990. Motivo de orgulho. Celebração total.

Só que não adianta relembrar e lambuzar-se com o passado sem encarar o presente. Vadão pode viabilizar uma boa campanha, subir para a Série A do Brasileiro e ainda assim nada vai apagar fatos desabonadores. Ou dá para ter orgulho de nove rebaixamentos? Ou o time deve celebrar que desde 2010 não sabe o que é atuar na divisão de elite nacional e há quatro anos não enfrenta o seu principal rival? Ou dá para ter orgulho de encontrar-se há quatro temporadas na Série A-2 do Campeonato Paulista?

Reconheço que a paixão do bugrino mantida em tais circunstâncias negativas é de se admirar. E aplaudir de pé. Vencer um jogo contra o Figueirense não apaga infelizmente a realidade: o Guarani entrou na Série B em patamar inferior até aos concorrentes. Por que? Primeiro porque seu patamar financeiro é inferior aos principais concorrentes, como Goiás, Internacional e o próprio Figueirense. Nos últimos anos, o Guarani ficou focado muito mais na questão emergencial do que na construção de uma infra-estrutura capaz de alcançar os principais clubes do Brasil. Que ninguém queira agarrar-se na crise financeira como álibi. O Criciúma, por exemplo, teve problemas financeiros sérios e além de pagar a dívida conseguiu melhorar sua infra-estrutura com um Centro de Treinamento moderno, algo seguido por Ceará e Goiás, estes sem mecenas por perto. O Guarani pode surpreender e subir? Pode. No entanto, o atraso é latente.

Não adianta querer tratar o torcedor como uma criança e achar que ele não pode ouvir  a verdade porque senão sua revolta será detonada. Falar de modo doce de certa forma, se não conter doses de sinceridade é mera manipulação. Grosseira. É a partir da verdade, da busca da excelência que o Guarani crescerá. Fora disso, uma vitória só será usada para manipular e e produzir  quadro oco e artificial. O torcedor bugrino não merece ser enganado. Só a verdade, seja em prognóstico de jogo ou cobertura nos bastidores poderá evitar o pior: o autoengano.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

30 Comentários

  1. Você está em um meio, creio que há vários anos, e já deveria ter se acostumado que isto sempre vai acontecer. Torcedor de futebol é assim mesmo. Se tivesse falado que o Guarani era favorito iria receber críticas do mesmo jeito, desta vez dos aapptanos. O que falta a você, Elias, com todo respeito, é um pouco mais de visão ao fazer uma análise, como bem escreveu Cícero do SP, “dinheiro não entra em campo”. Pq digo isto, digo pois tbém achava que o Figueirense era favorito, mas quando vi Zé Antônio escalado do outro lado, disse a mim mesmo “o favoritismo do Figueirense já não é tão grande”. Por apenas 2 rodadas e um investimento supostamente maior, não dá para atribuir tamanha superioridade a um time que, fosse esta potência mesmo em contratação, estes jogadores estavam sendo disputados por times da Série A, e não pelos da Série B.

  2. Ke comentario brilhante Vagner.. O Elias precisa melhorar nesse ponto mesmo… Crítica construtiva a sua…. Parabéns…. É Elias… Por favor ouça o concelho do Vagner…. Mais visão… Mais aprofundamento…. É.sem ficar obcecados por certos comceitos como vc sempre fas

  3. se vc acha minhas análises deficientes, ruins, péssimas, insatifatórias é muito simples: discorde ou não leia. Simples assim.

  4. Para uma melhor análise, qual o time que você torce em Campinas ?

    Não vejo comentários contundentes com a peruada !

    Você falou do favoritismo do Internacional de Porto Alegre !!!

    O que aconteceu ??

    Não está no momento nem no G 4 e trocou treinador !!!!

    Você realmente está precisando rever seus conceitos futebolísticos !!!

    O futebol brasileiro está nivelado por baixo !!!

    Basta preparo físico, intensidade e velocidade !!!

    Iguala tudo !!!

    Não temos nenhum craque atuando no país !!!!

    E não adianta espernear não !!!!

  5. O Guarani FC , único campeão de Campinas, estará na série A de 2018 !!!!!

    Não adianta chorar peruada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Sou a favor da verdade, sempre! Por isso, favor corrigir o número de Rebaixamentos do Guarani: 10 no total (9 apenas entre 2001 e 2012, mais 1 no Brasileiro de 1989). Pior gestão do futebol brasileiro, pois não soube usar nem o título de 1978, nem o dinheiro do Clube dos Treze. É o único clube pequeno que já foi campeão, e a Ponte é o contrário hoje: melhor gestão administrativa do futebol da elite, único clube grande mesmo sem título expressivo (ainda)

  7. Ponte Grande? Delirou Kkkkkkk toda vez que a AAPP ganha ou mesmo empata a Renata Fan e Denilson falam que o outro time tropeçou Kkkkkkkkkkkk to de férias e ando vendo

  8. P.p. racional, nao se esqueça da Shekira….ela alem de dançar zumba dá selinho em perua…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Eric, na boa irmao: q a p.p. eh sim mto organizada (parabens e aproveitem bem a fase pq logo isso pode acabar) nao se discute…mas time grande nao. Pera lá….a p.p. nao eh maior nem q o Pulo do Gato

  10. Quem tem de reconhecer que a Ponte Preta é um dos 5 grandes de São Paulo não são vocês, últimos bugrinos, mas sim a mídia, TVs, jogadores na ativa e patrocinadores fortes (e estes já o fazem há uns 3 anos). Só falta a própria torcida da Ponte parar com o boicote à Diretoria atual e voltar a lotar o Majestoso

  11. Elas ficam descontroladas quando as verdades é dita! Não se anima com série A… O descenso está próxim

  12. Vc é a favor da verdade, mesmo? Então, para começar, diga-me, quem foi que salvou a AAPP de não ser desfiliada da Fifa em 1997? Aliás, no campeonato anterior (1996), qual foi a colocação da AAPP?

  13. Mas, Eric, se vc diz que a AAPP é a “melhor gestão administrativa do futebol da elite” e depois diz que a torcida está boicotando a diretoria, das duas, uma: Ou vc está correto que é a melhor gestão e a torcida não vai ao estádio pq simplesmente não tem torcida ou, então, vc está errado e o restante da torcida discorda da “melhor gestão”, afinal, boicotar pq?

  14. Racional, então, “raciocina” comigo e vamos ver quem é o pombo enxadrista. Seu colega (ou seria um fake seu? hehehe) Eric AAPP diz que a AAPP “Mas, Eric, se vc diz que a AAPP é a “melhor gestão administrativa do futebol da elite”. Logo depois diz que a torcida está boicotando a “melhor gestão”. Se vcs não conseguem concordar entre vocês, pq querem falar sobre o Guarani? Vamos lá, (Ir)Racional, responda, sei que você consegue.

  15. O (ir)Racional não sabe fazer conta… Bom, tenho 44 anos, vi meu time campeão em 1978 e em 1981. Racional, mesmo? Nem uma continha de matemática?

  16. Somente para constar que não adianta ter poder financeiro se não souber gerir. O Figueirense acaba de perder para o Boa Esporte.

    Pra variar o limitadíssimo Zé Antonio teve mais uma recaída e foi expluso contra o Boa.

    No fim, o time do refugo Jorge Henrique perdeu em casa para o Boa Esporte que tem a menor receita de todos os times da série B, mas que está jogando com muita seriedade. Quase ganhou do Ceará e hoje não deu chances para o Figueirense. Com certeza, vão culpar o campo molhado. Na Europa, os caras treinam e jogam debaixo da neve.

    Neste começo de campeonato o preparo físico e entrosamento estão sendo primordiais para o sucesso das equipes.

  17. Tenho 50 e já vi meu time ser Campeão (duas vezes) !!!!!!!!!!!!!!!!!

    É uma sensação maravilhosa !!!!

    De ser o melhor do Campeonato !!!!!

    Muita felicidade !!!

    O torcedor não cabe em si !!!!

  18. Ver o time do coração ser campeão não tem preço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pode acreditar peruada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Fernando, o Goiás está patinando feio, assim como o Náutico.

    O Internacional vai ter fazer igual o time do Mazembe, “ralar a bunda no chão” para conseguir o acesso.

    Se a competência e um time estivesse ligado ao poderio financeiro, então o PSG, Manchester City, Manchester United (times cujos donos são bilionários) estariam sempre conquistando a Champions league.

    A gente sabe que futebol não é tão simples assim.

    A série B está em aberto. Sou suspeito de falar, mas “acho” que o jogo contra o Boa vai ser mais complicado do que contra o Vila Nova.

    A gente joga contra o Vila Nova pressionado. É muito importante não tomar gol no início do jogo e encaixar o contra ataque. O Serra Dourada é um gramado grande, bom para jogadores de velocidade.

  20. O Internacional subestimou o Paysandu. O Chamusca montou bem a equipe. Pra variar os principais jogadores do time disputaram o Paulistão: Marcão (centroavante do Botafogo-SP), Fernando Gabriel (meia do Novorizontino), Peri (lateral esquerdo do Ituano) e Welinton Júnior (atacante do Mirassol).

    Todos os jogadores são conhecidos, todo mundo conhece todo mundo, está em aberto o campeonato, não existe favoritismo. Não tem segredo. Quem mantiver a regularidade sobe.