Pressionada por resultados da rodada, Ponte tenta quebrar tabu contra o Palmeiras no Pacaembu

0
1.300 views

Não bastasse a pressão natural pela fase vivenciada, a Ponte Preta entrará em campo diante do Palmeiras, às 20h, no Pacaembu, com a missão de obter bons resultados igual o que ocorreu com seus concorrentes ontem. Coritiba, Chapecoense e Fluminense venceram. Avaí empatou. Hoje, além de vencer o Verdão, a Macaca terá que torcer contra Sport (que joga contra o Santos) e Vitória (enfrenta o Atlético-PR) para decolar na tabela. Qualquer vitória tira a equipe do Z4 e joga, ao menos, o São Paulo na degola.

O problema é que jogar no Pacaembu diante do Palmeiras não traz boas recordações ao torcedor pontepretano. Em 15 jogos, a Ponte venceu apenas uma vez. E não foi em jogo oficial. O triunfo solitário por 2 a 1 aconteceu justamente no único amistoso disputado entre as equipes no estádio, em 1986. Todos os outros jogos foram válidos por competições oficiais – 12 pelo Paulistão, um pelo Torneio Início e um pelo Campeonato Brasileiro.

As duas equipes já se enfrentaram 15 vezes no campo municipal e o Verdão levou a melhor nove vezes – ainda aconteceram cinco empates e uma única derrota. Se vencer a partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão 2017, portanto, o Palmeiras chegará ao 10º triunfo sobre a Macaca no estádio.

Ao todo, o histórico entre Palmeiras e Ponte Preta registra 128 partidas, sendo 33 vitórias pontepretanas, 31 empates e 64 derrotas. A Macaca marcou 138 gols e foi vazada 211 gols. Se contar apenas o Brasileirão, o confronto está equilibrado. Em 23 jogos foram 10 vitórias do Palmeiras, 9 da Ponte, além de quatro empates. No primeiro turno, no Majestoso, vitória do Verdão por 2 a 1.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)