Análise: Tagino escancara o desejo de colocar a Ponte Preta aos pés de Carnielli. O presidente do CD está acima do bem e do mal?

7
2.157 views

Tentarei ser didático. Porque fatos constrangedores ficam escondidos nos detalhes. Algo comum na Ponte Preta. Que tem atualmente o advogado Tagino Alves dos Santos como presidente do Conselho Deliberativo. Como comparativo seria como se ele fosse o condutor da Câmara dos Deputados.

E como responsável por esse poder dentro da Macaca, ele tem a tarefa de encaminhar pautas, demandas e coordenar votações importantes, como da previsão orçamentária, além da convocação das reuniões ordinárias.

Sua força encontra-se em definir o rito e o ritmo de votação. Então por uma questão de ética, lisura e equilíbrio, sua postura  exige um comportamento de uma pessoa equidistante dos debates, sem pender para o lado A ou B. Seu voto só é propagado em situações extremas e em caso de empate. De certa forma é o guardião do estatuto.

Este cristal político precioso foi quebrado em entrevista concedida por Tagino neste domingo ao jornal Correio Popular.

Em primeiro lugar por conjecturar sobre algo que não há qualquer perspectiva de fechamento de questão, que é o projeto de clube-empresa que tramita no Senado Federal.

E em determinada ocasião, sem qualquer cerimônia, Tagino deixa claro que a neutralidade ou ponderação exigida pelo posto está longe de ser realidade no Majestoso. Ao ser perguntado como presidente de honra, Sérgio Carnielli, seria encaixado no modelo, a resposta foi direta e reta. “Seria interessante que ele (Sérgio Carnielli) viesse como credor com uma quantidade considerável de ações ou cotas. É claro que haverá pessoas que vão discordar, mas aí se trata de interesses políticos”, disse. Sem titubear: a declaração é um desastre do começo ao fim.

Duro engolir que  um representante de um poder constituído da Macaca feche as portas para qualquer discussão com os conselheiros, sejam eles os natos ou os contribuintes. E porque? Por que demonstra que ele enquanto presidente do Conselho Deliberativo tem lado.

Quando não deveria. Ou pelo menos nutrir um pouco de ponderação.

Sendo prático: se surgir um investidor estrangeiro com potencial financeiro maior do que o do Carnielli ele será descartado? Ninguém prega que Carnielli fique a margem da discussão. Mas insinuar que a solução é apostar em única saída e desprezar as variáveis disponíveis é de uma atrocidade intelectual sem tamanho.

Dizer que ser contra a ideia é nutrir interesses políticos é duvidar da capacidade da torcida, imprensa, conselheiros e até de dirigentes de raciocinar e de pensar. Chega a flertar com a ausência de espírito democrático.

Podemos citar clubes exitosos no modelo associativo como Real Madrid e Barcelona, como alguns que fracassaram ou passam por eternas dificuldades, como o Vasco da Gama. Existem modelos empresariais que são de cair o queixo, como as agremiações inseridas no futebol inglês. Ou as dificuldades enfrentadas pelo Figueirense.

Ou seja, na visão de Tagino uma pessoa expor tais variáveis nutre interesse político e não quer zelar pelo futuro do clube. Que loucura é essa?

Mesmo se a oposição tiver foco partidário no debate é legitimo que exiba tal vertente. A Ponte Preta é o clube caracterizado pela liberdade de expressão  e jamais deveria ser do constrangimento e da mordaça. E o comandante do CD não está acima do Bem e do mal.

A Ponte Preta é um clube democrático. Todas as vozes devem ser ouvidas, acolhidas, debatidas e a solução deve ser aquela que atenda ao interesse todos. Se Tagino não seguir tais preceitos não tenho duvida em apontar como uma tremenda decepção. Em todos os sentidos.

(Elias Aredes Junior)

7 Comentários

  1. Dr TAGINO fala e faz o que SC manda , simples assim , ….como vc disse Elias esses senhores acham que somos todos burros e tapados, infelizmente o grande problema foi a lavagem cerebral feita nos últimos 23 anos na maioria dos torcedores que não conseguem ver além …. ninguém mais pode se aproximar da Ponte para ajudar pois SC não deixa .

  2. Plagiando o Rei Juan Carlos da Espanha:”Por que no te callas? Li a reportagem no Correio e o que assusta ainda é a obsessão pela Arena Ponte Preta, como se não bastasse o exemplo do Itaquerao. Se passar o projeto de lei de Clube Empresa, essas pessoas seriam as primeiras a caírem fora pois acabaria essa ANTI-GESTÃO. Com a palavra, o presidente-fantoche Tiãozinho.

  3. E só pra completar….. temos que recordar,o Dr Tagino, é presidente do Conselho por indicação de SC, pois só veio a ser conselheiro no mandato de SC, e nunca foi presente no dia a dia dos bastidores Pontepretanos,
    O nobre causídico,deveria sim propor ao Presidente da executiva, um plano de redução de déficit, conter despesas , e só contratar quem o clube realmente tem condições de pagar, ou seja a velha receita da caderneta, gastar só o que ganha, evitando assim , gestões temerárias,e simplesmente, administrar com a vontade de SC, lembrando que S/A
    Ainda é somente uma PL,
    Ele poderia tbm explicar pq a antiga SA e Ltda , não deram certo, pq foram encerradas ,qdo foram e como foram, ou ainda mostrar para os sócios a venda de Camilo , para que tenhamos uma gestão transparente junto aos sócios, que é o que dita a lei,ou ainda pedir que a executiva apresente um plano de recuperação da unidade Paineiras, ou ainda explicar o caso Erick que tanta repercussão teve no final do ano passado,e que levou a renúncia de um presidente,
    Desculpe nobre Causídico,mas o DR, PERDEU A OPORTUNIDADE DE FICAR EM SILÊNCIO!

  4. E outra coisa não temos mais que 600 sócios com mais de 2 anos de efetividade social,para votar numa assembleia geral, o que é uma vergonha, os últimos 4 presidentes não fizeram campanha alguma para aumentar o NR de sócios do clube, bom os sócios amigos ,ex funcionários, parentes d SC , esses devem ter aumentado,
    Não esqueça DR TAGINO, que com a administração passada ficamos sabendo quem estava ou não em dia,e aqueles que deviam ser excluídos,
    IMPRENSA SALVEM A PONTE PRETA,PELO AMOR DE DEUS

  5. Prezado, senhor Tagino;

    Me responda uma pergunta: quem é você na ordem do dia???!!!… Mas essa pergunta não deixa claro a minha intenção, então vou reformulá-la… Aqui vai… Quem é você na história de nossa Ponte Preta???!!!…

    O que eu estou querendo perguntar, é se você tem base pra fazer colocações em nome da nossa Assossiacão Atlética Ponte Preta???!!!… Pelo menos o senhor tem como ombrear com um Dr. Marcos Garcia Costa???!!!… Com um Peri Chain???!!!… Com um Dr. Lauro de Moraes???!!!… E outros???!!!… Pessoas que fizeram, realmente, pela nossa Nega Véia…

    E me soa totalmente estranho, direcionar toda uma história de 120 anos, para uma pessoa que teve o seu mandato cassado, por infringir a Lei Pelé, referente à prestação de contas… Dr. Tagino, estamos falando em prestaçâo de contas…

    Mais estranho ainda, é a imprensa da cidade de Campinas, se calar diante de fatos já comprovados, e seguir dessa maneira, num explícito apoio a um cidadão, que tem tanto a explicar, como a venda de alguns atletas… Esse silêncio me cheira à cumplicidade, o que coloca a existência de uma história mais do que centenária em risco…

    É se existe o estranho, existe o louco, que é a coragem de um único jornalista, esse sim profissional, porque olha para todos os lados e coloca tudo numa balança, permitindo que o próprio torcedor seja o juiz dos fatos… E nós dias de hoje, tal atitude, é uma raridade… Nesses novos tempos, é mais fácil, é mais cômodo, ser aliado dos poderosos financeiramente… Vende-se a moral, mas mantém-se os bolsos cheios…

    Me desculpem, mas esse Dr. Tagino, tem que responder pelos seus ditos, tem que responder, segundo o que nos revela o Estatuto do Clube mais velho do Brasil em atividade… Que o Dr. Tagino se explique o porque de sua tendência, ocupando um cargo, que “sugere” que fique de boca fechada, até que seja chamado para desempatar uma decisão…

    E minha última pergunta, vai para o torcedor de uma forma geral, que se cala ou se torna cúmplice, de um show de horrores, que pode varrer dos campos de futebol, a nossa maior paixão, que é a nossa Macaca querida, que é a nossa veterana…

    Terminando, deixo aqui o meu agradecimento ao grande e corajoso Elias Aredes Júnior…

    É isso…

    Grande abraço à todos…

    Saudações Pontepretanas…

  6. Boa tarde Nobre jornalista Elias Aredes.
    Começo esse comentário escrevendo assim:
    A mando da “atual diretoria” que de atual não tem nada, apagaram a frase VELHA GUARDA que representa a Torcida Pontepretana, para escreverem ” a primeira democracia racial” começaram bem mal.
    Como pode o presidente do conselho deliberativo permitir que ex funcionários e amigos de uma fábrica de óculos sejam mantidos conselheiros para benefício único e exclusivamente de alguém?
    Permitir que conselheiros com menos de 2 anos entrem em grande quantidade e que são recebidos por membro da mesa, enquanto outros tem que ser indicado por um conselheiro nato e com requerimento para participar.
    Permitir que a pessoa pegue o microfone e diz: qual é o nome do Negrão que eu comprei e não tomar nenhuma atitude.
    Isto que estamos vendo nada mais é que serventia a uma pessoa.
    Sr Presidente como advogado tem o dever de saber o que é DEMOCRACIA e ser imparcial a fatos que são de interesses pessoais e não ao Clube.
    “Primeira democracia Racial”
    Só para reflexão.

  7. Notaram que assim que o ex-presidente Abdalla entregou sua carta de renúncia da presidência executiva o Sr. Tagino, que estava de licença médica, instantaneamente sarou e retomou a presidência do Conselho Deliberativo e o Sr. Pedro Maciel, que se dedicava cada segundo da sua vida para inviabilizar a gestão do Sr. Abdalla, num estalar de dedos evaporou….