Em competição equilibrada, Guarani ainda não venceu concorrentes diretos

3
952 views

Mesmo sem vencer há três rodadas, o Guarani se mantém firme na liderança da Série B e continua sonhando com o acesso. O time tem campanha semelhante a campanha de 2009, seu último acesso à elite, mas foca em melhorar um aspecto nos próximos jogos: vencer times da parte de cima da tabela.

22 dos 27 pontos foram conquistados contra times que estão abaixo do décimo colocado. Isto representa que 81% do aproveitamento bugrino foi construído contra times que não são concorrentes diretos na briga pelo G4. Do top-10 venceu apenas o Paraná – que até a última rodada não estava entre os dez primeiros.

Dos times que estão na briga na equilibrada parte de cima da Série B, o Guarani já enfrentou Juventude (derrota), América-MG (empate), Vila Nova (derrota), Ceará (empate), Santa Cruz (derrota) e Paraná (vitória). Melhorar este aproveitamento será fundamental para o time terminar o primeiro turno entre os líderes. O time de Vadão enfrentará na sequência da competição CRB (4º), Londrina (6º), Luverdense (18º) e Internacional (5º).

O time tem três pontos de vantagem em relação ao Internacional, quinto colocado, que tem 24 pontos. A distância para o primeiro time fora da zona de classificação há duas rodadas era de cinco pontos. Mesmo diante das circunstâncias, a equipe contou com tropeços do Juventude nos últimos dois jogos para permanecer na ponta da tabela e a comissão técnica comemorou pontos somados contra América-MG e Ceará.

Guarani, Juventude e América estão empatados com 27 pontos e 60% de aproveitamento na Série B, mas o Bugre é o time com mais vitórias no campeonato: são oito contra sete dos concorrentes. Enquanto visitará o CRB no próximo sábado, ficará na monitorando a partida entre Oeste x Juventude e América-MG x Figueirense.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)

3 Comentários

  1. Muito bom, Júlio. Eu já havia cantado essa bola em comentários neste site ou no do Ari, não me lembro. É uma constatação interessante.

    Mas, por mim, tudo bem. Se vencer todos os jogados do décimo primeiro em diante, serão 60 pontos que, somados com alguns empates com os outros, nos garantem o acesso rsrsrsrs

  2. De novo isto? Quando enfrentou Figueirense e Paysandu, estes times estavam bem situados na tabela, “ahhh… mas era começo do campeonato”. OK! Daí veio o embate contra o Goiás, “o Guarani não vence contra os 10 primeiros colocados”. Ok, venceu e, agora, o Goiás está quase na zona do rebaixamento. Empatou jogando de igual para igual contra o América-MG. Nos campeonatos anteriores da Série A2, o Guarani venceu adversários que estavam em primeiro, mas ficou de fora por perder pontos para times que foram rebaixados. Acho que ainda vai ter muitas mudanças na tabela, o Avaí subiu o ano passado e nesta fase do campeonato estava bem abaixo do 11° lugar… Sinceramente, se o campeonato tivesse fases posteriores, eu até ficaria preocupado, mas, como disse o Profeta, se vencer todos os times abaixo do décimo-primeiro, o Guarani praticamente assegura uma vaga na Série A