Fumagalli e Careca: aniversariantes e símbolos da história do Guarani

0
1.832 views

O dia 05 de outubro marca o aniversário de dois personagens  icônicos da história do Guarani, o centroavante Careca e o armador Fumagalli.  São símbolos de duas épocas da história do Alviverde e que não podem ser esquecidas, seja para inspirar ou para evitar as armadilhas do destino.

Quando surgiu aos 17 anos, Antonio de Oliveira Filho era a tradução do trabalho correto nos bastidores do Guarani: um garoto revelado nas categorias de base, com talento e que fez parte de uma equipe capaz de ganhar o título brasileiro de 1978 e posteriormente ficar entre os quatro primeiros da Copa Libertadores.

Um centroavante vice-artilheiro e vencedor da Bola da Prata de 1981 e um dos protagonistas da campanha da Taça de Ouro de 1982, quando o Guarani parou apenas diante do Flamengo de Zico. Era um habitué na Seleção Brasileira. Marcou uma época no Brinco de Ouro. Fera.

Vamos ao Século 21. Fumagalli fez parte dos iniciais das equipes montadas pela administração de José Luis Lourencetti. Teve boa passagem com 98 jogos e 28 gols.

Mas foi pelas mãos de Oswaldo Alvarez cravou seu nome na história do Guarani. Fez parte do elenco vice-campeão paulista e marcou de pênalti o gol de empate no dérbi do centenário.

Nos anos seguintes, abraçou sem reservas a crise técnica e financeira da agremiação. Colocou a cara para bater. E teve o seu ápice no dia 23 de outubro de 2016, quando marcou três na goleada por 6 a 0 sobre o ABC pelas semifinais da Série C. Dois anos depois, fechou a carreira com a conquista da Série A-2. No total, o ex-camisa 10 tem 307 jogos e 90 gols marcados.

Em épocas e com a ultrapassagem de obstáculos diferentes, Careca e Fumagalli foram símbolos de conquistas e glórias. Merece todo o reconhecimento. Parabéns a ambos.

(Elias Aredes Junior)