Junior Todinho: um gol, único gesto, mil significados. Um golaço de cidadania e conscientização!

0
182 views

Junior Todinho é protagonista no Guarani em 2020. Fato. Marca gols, define partidas e está integrado ao trabalho do técnico Felipe Conceição. Cada gesto ou atitude de sua parte tem uma repercussão monstruosa na comunidade do alviverde campineiro.

Ele tem noção disso. Basta verificar a sua comemoração no segundo gol bugrino anotado contra o Botafogo de Ribeirão Preto e que decretou a virada e a chegada aos 28 pontos ganhos.

O punho cerrado, a adesão imediata dos companheiros são provas de alguns pontos interessantes. O primeiro é o fato do elenco do Guarani contar jogadores com consciência cidadã. Esqueça questões partidárias ou do voto. Luta pela igualdade dos negros e dos homossexuais vai muito além daquilo de quem você escolhe para teclar na urna. Consciência de classe.

O Brasil tem mais da metade da sua população formada por negros e pardos. Gente que por vezes é excluído e não tem a oportunidade de ir em frente. Junior Todinho, que faz parte da elite do futebol nacional (sim, atuar nas duas principais divisões traz tal nomenclatura) não esqueceu das milhares de vítimas de preconceito racial. E tenho convicção de que ele tem histórias e relatos para contar em relação ao que passam eles e seus familiares.

O recado foi dado. Com este pequeno gesto, Junior Todinho ganhou o respeito daqueles que amam o futebol e também de todos aqueles que lutam por um Brasil melhor e sem preconceitos.

(Elias Aredes Junior – foto de  Thomaz Marostegan/Guarani FC.)