Números mostram trajetória similar entre Thiago Carpini e Osmar Loss no Paulistão. A torcida não pensa assim. É justo?

4
1.981 views

Aprontar peraltices é com o futebol. Se você perguntar para qualquer torcedor bugrino e pedir uma comparação entre as trajetórias de Osmar Loss e Thiago Carpini provavelmente ele emitirá uma gargalhada estrondosa na cara.

O atual treinador do Alviverde virou o xodó das arquibancadas enquanto que Loss é uma recordação amarga, cuja lembrança  mais latente é a derrota por 3 a 0 para a Ponte Preta no Majestoso, o que culminou com sua saída.

Ao observarmos a campanha de um e de outro temos uma surpresa. No ano passado, após seis rodadas, o Guarani tinha 10 pontos ganhos no grupo B enquanto que neste ano soma 9 no grupo D. O que explica tal discrepância de tal avaliação dos dois trabalhos?

Carpini vem com “cheque especial” poderoso, que é o fato de ter assegurado a permanência na Série B no ano passado. Somou 31 pontos no returno e caiu nas graças da torcida. Para reforçar a impressão positiva, Carpini com seus nove pontos lidera a Chave D do Paulistão. Não é nada definitivo, mas dá ao torcedor bugrino um gatilho de otimismo e autoestima que não pode ser desprezado.

Outro fator : a diferença de discurso. Osmar Loss é capacitado e inteligente, mas suas frases rebuscadas e por vezes frias afastavam ele do torcedor comum de arquibancada. Algo reforçado pelo futebol discicplinado, mas “robótico” na sua execução.

Já Carpini, apesar das claras limitações do elenco, nutre uma linha de discurso e de prática focada em vender um estilo de jogo ofensivo e destemido ao torcedor. O atual treinador ainda ganhou de graça o futebol de Bidu, o que indiretamente reforça o elo com as arquibancadas.

Tal cenário embute um perigo. Carpini tem uma tabela ainda perigosa, com Palmeiras em São Paulo, o clássico com a Ponte Preta e o encerramento com o São Paulo no Brinco de Ouro. Não pode sonhar sequer em baixar a guarda. Um vacilo e a gordura acumulada vai para o espaço.

Ao invés de somente enaltecer Thiago Carpini, penso que o salutar seria também reconhecer o valor de Loss. Sem seu trabalho e os 14 pontos do ano passado, o Guarani  não degustaria a campanha deste ano.

(Elias Aredes Junior- foto de David Oliveira-Guarani press)

4 Comentários

  1. Só não podemos esquecer que nos últimos 06 jogos Loss fez apenas 4 pontos … Aproveitamento pifio…

    Carpini tem mais 6 jogos e 30 pontos em disputa se mais 6 … Supera campanha de Loss

  2. Acho que essa matéria poderá ter lógica em números, mas para quem via os jogos com o loss e vê com o carpini não tem comparação é fato que necessita de melhoras o time atual mas consegue tocar a bola, algo q com o loss não havia, era difícil acertar 3 passes seguidos. Era deprimente, sem contar que alguns desses pontos que o loss conquistou para mim alguns não foram merecidos pelo futebol apresentado.