Um reflexão sobre Ivan, Ponte Preta, Mauro Beting, seleção e o espirito depreciativo contra o futebol do interior do Brasil

8
1.217 views

Não gosto de criticar colegas. Podem falar que sou corporativista. Aceito. Mas considero que a liberdade de opinião é sagrada. Cada um pode considerar aquilo que é mais adequado a sua visão de futebol e de mundo. Mas para tudo tem limite. Até quando você acha que determinadas decisões do técnico Tite são equivocadas, como a convocação do goleiro Ivan.

Mauro Beting é comentarista esportivo consagrado. Conhecido. Texto impecável. Conhecimento profundo sobre a história do futebol brasileiro e mundial. Já cobriu Copas do Mundo, finais de Liga dos Campeões, Liga Europa e já esteve em contato com os principais técnicos e jogadores do mundo. Ele sabe o que é encontrar-se no topo. Ele é integrante do seleto clube. Pode deixar de olhar embaixo. A vida lhe deu motivos.

No entanto, quem um dia alcança o ápice, seja jornalista ou jogador,  já esteve no chão. Começou debaixo. Teve uma trajetória. Diante disso, como justificar a sua opinião sobre a convocação do goleiro Ivan e que resvala em uma postura depreciativa?  Diz que teme Ivan comprometer caso seja acionado como titular nos confrontos contra Colômbia e Peru. Diz que já criticava isso em outros arqueiros já convocados. E de quebra, diz que não conhece Ivan. As declarações foram feitas no programa “De Placa”, vinculado ao Esporte Interativo.

É direito dele. Só que revela uma faceta nada agradável da crônica esportiva brasileira: o desprezo, consciente ou não, ao que ocorre fora dos 12 gigantes. Ivan atuou contra Palmeiras, Corinthians, São Paulo e jogou em quatro derbis. São jogos em que teve projeção e destaque. Como ele não prestou atenção nele?

Pior: Beting e a crônica paulista encontram-se a 96 quilômetros de Campinas. Como não prestam atenção na Ponte Preta e Guarani? Estamos com valores invertidos. Conhecemos mais os atletas da segunda divisão do Campeonato Inglês do que aqueles que atuam na Série B.

Mauro Beting é sujeito legal. Testemunho de alguns amigos que conheço e já tiveram contato com ele. É um cara do bem. E até os caras do bem falham em avaliações e pisam na bola. Tomara que Mauro Beting tenha curiosidade em conhecer não somente o talento do goleiro Ivan mas o futebol que é praticado em todas as divisões do Brasil.

(Elias Aredes Junior)

8 Comentários

  1. cara… o Mauro Beting tá falando no esporte interativo.. acho que abaixo desse canal só se for pro esporte da rede TV..
    esse cara já tá acabado..

    e a mídia, querendo ou não sempre vai querer alguém que seja de clube da. capital..

    e. olha, tô falando isso como bugrino..

  2. intriga da oposição..ou se faz de arrogado…ou não conhece o futebol do interior…defendeu a seleção sub 20 e gracas a ele que defendeu um pênalti….e mesmo hein o caro tá no esporte interativo como disse o internauta agora só falta parar na Rede TV..

  3. Imprensa paulistana é bairrista, para eles existem apenas os clubes da capital, deveriam seguir o exemplo de uma rádio portuguesa chamada Golo.FM cujo slogan é “Por que aqui não há grandes e nem pequenos, Há futebol!!!”

Deixe Um Comentário