Presidente da Ponte Preta desde o final de 2014, o empresário Vanderlei Pereira está na disputa do seu terceiro Campeonato Brasileiro. Para aplacar a fúria da torcida em relação a falta de conquistas relevantes, o dirigente sempre enumera a boa situação financeira da agremiação e a capacidade de encarar os principais gigantes do futebol nacional.
A reportagem do Só Dérbi contabilizou os pontos acumulados pelas equipes médias que até hoje participaram do Brasileirão ao lado da Macaca desde 2015, que são Sport, Atlético-PR, Chapecoense e Coritiba.
Ao somar a pontuação dos três campeonatos o time de melhor desempenho é o Furação paranaense, com 138 pontos somados, sendo que existe a participação em uma libertadores (2017)para contabilizar.
Em segundo lugar vem o Sport, hoje comandado por Vanderlei Luxemburgo e que de 2015 até agora somou 135 pontos. A Ponte Preta com os 51 pontos de 2015, os 53 do ano passado e os atuais 27 pontos contabiliza 131. Finalista da Copa Sul-Americana e participante da última edição da Libertadores, a Chapecoense de Vinicius Eutrópio tem 124 pontos.
O Coritiba é o time de médio porte com pior desempenho desde 2015, com 116 acumulados até o momento.
Na distribuição das cotas de televisão, essencial para a formação de equipes, Ponte e Chapecoense levam quase R$ 30 milhões enquanto que Coritiba, Sport e Atlético-PR faturam R$ 35 milhões. Ou seja, se existe gente com argumentos para comemorar, muitos também podem dizer que o rendimento poderia ser melhor.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)