Sem vencer há 13 anos no Morumbi pelo Brasileirão, Ponte Preta desafia os números diante do São Paulo

2
1.499 views

Vencer no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro: esse é o desafio que a Ponte Preta terá pela frente neste sábado, diante do São Paulo, na sequência da Série A. O jejum da Macaca pela competição nacional dura desde 2003 e nesses 14 anos foram sete tentativas – todas sem êxito. Mesmo assim, o técnico Gilson Kleina precisa desafiar os números para continuar prestigiado no comando da equipe. A Ponte está a dois pontos da zona de rebaixamento, mas enfrenta um Tricolor vivenciando uma das piores crises de sua história.

A última vitória da Ponte Preta no Morumbi pelo Brasileirão ocorreu em 24 de julho de 2003. O time comandado por Abel Braga também brigava para fugir da degola. Dentro de campos atletas conhecidos como o goleiro Lauro, os meias Adrianinho e Piá, além do atacante Roger que começava a aparecer para o futebol. Dentro de campo vitória por 2 a 1. O gol do São Paulo, inclusive, marcado pelo ex-pontepretano Luis Fabiano, enquanto Jean Carlos e Rafael Santos fizeram os gols da Macaca.

Desde então, a Macaca perdeu em seis confrontos e empatou apenas um. Mas se engana quem pensa que derrotar o São Paulo na capital é coisa do passado. Em 2013, pela Sul-Americana, vitória por 3 a 1 em pleno Morumbi com show de Renato Cajá. Em 2011, no Paulistão, vitória por 1 a 0 da equipe pontepretana sobre os sãopaulinos.

No histórico geral são 142 confrontos com vantagem do São Paulo. 74 vitórias para o Tricolor, 26 triunfos da Ponte Preta e outros 42 empates. No Morumbi, a vantagem também é da equipe da capital. São 46 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas para a Macaca.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)