Com 34 pontos e com necessidade de vitória nesta terça-feira, às 19h15 contra o ABC, no Brinco de Ouro, o Guarani lutará não só pela reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro como também para estancar os sinais emitidos de que o elenco comandado por Lisca está na rota do rebaixamento à terceirona.
Uma pesquisa em sites especializados em dados e estatísticas do Campeonato Brasileiro demonstra que a situação é dramática. De acordo com o site Futdados, nas últimas seis rodadas, o Alviverde é o pior time da Série B com apenas dois pontos somados.
Quando o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais amplia a análise para as últimas 10 rodadas, o quadro continua desolador.
O Guarani é o 19º colocado com seis pontos ganhos. Na classificação Geral, o time campineiro está com 34 pontos e na 16ª posição.
Com 28 gols anotados, o ataque do Guarani só melhor do que o CRB (26 gols), Náutico (20 gols) e ABC (17 gols).
O reflexo é que das 29 partidas disputadas, o Guarani não balançou as redes em 11 oportunidades e é a equipe que tem o maior número de jogos sem vitória, ou seja, oito rodadas.
Pior: de acordo com o próprio Futdados, o Guarani é o concorrente da segundona com maior jejum em seus domínios, ou seja, três rodadas. O ultimo triunfo em casa ocorreu no dia 19 de agosto, quando a equipe, ainda treinada por Vadão venceu por 2 a 0. Posteriormente, empatou sem gols contra Vila Nova e Criciúma e perdeu de 4 a 0 para o Paraná.
Para conseguir a reabilitação, além do duelo com o ABC, o Guarani atuará na sexta-feira contra o Juventude, novamente em Campinas.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)