Guarani, CRB, Avaí e a disputa pela quarta vaga na Série B do Campeonato Brasileiro

0
1.061 views

O Guarani está na briga pelo acesso. Deve lutar até a ultima rodada. Com 38 pontos, está três pontos atrás do CRB, atual quarto colocado. Para entrar no grupo seleto, será necessária uma boa dose de planejamento.

Quais são seus adversários?

De acordo com Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, três equipes estão com vagas encaminhadas: Coritiba, Goiás e Botafogo.

Um time que apostou na continuidade do trabalho (Coritiba) e os outros acertaram ao contratarem especialistas na competição, no caso Enderson Moreira na Estrela Solitária e Marcelo Cabo na equipe esmeraldina.  Estão com percentuais altos de possibilidade de acesso.

Um aviso é importante: uma vitória ou uma sequência de resultados positivos modifica drasticamente o percentual de chance de cada time. O fato é que hoje o Guarani tem dois oponentes : Avaí e CRB, equipes em que fará confrontos diretos.  Por enquanto (por enquanto!), o favorito para a quarta vaga é o CRB com 50% de chances; o Guarani tem 24% e o Avaí tem 20%.

A tabela favorece o Guarani?  Podemos dizer que, na pior das hipóteses ela não prejudica. O Alviverde tem os seguintes jogos no Brinco até o final: Remo, Londrina, Cruzeiro,  Confiança, Vasco, Avaí e Goias. Serão 21 pontos em disputa. Se quiser sonhar com a promoção tem que somar pelo menos seis vitórias no Brinco de Ouro.

Nos sete jogos como visitante, o Guarani precisa acumular de 9 a 11 pontos contra os seguintes adversários:  Coritiba, Brusque, CRB, Sampaio Côrrea, Brasil de Pelotas,  Vila Nova e Botafogo. Percebam que destes sete oponentes, apenas Coritiba, CRB e Botafogo não estão envolvidos na luta pela degola. Ou seja, somar vitórias como visitante não é nenhum delírio.

Crave o melhor cenário. Digamos que o Guarani acumule 18 pontos em casa e mais nove pontos como visitante. Teríamos 65 pontos. De acordo com o site Chance de Gol, do matemático Marcelo Leme Arruda, quem acumular 65 pontos tem 95% de possibilidades de disputar a divisão de elite em 2021.

O que precisa acontecer para que o sonho vire realidade? Basicamente que retorne o alto rendimento exibido em boa parte do primeiro turno. Mãos à obra.

(Elias Aredes Junior- com foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)