Ponte Preta 1 x 0 Guarani (dérbi 204): inteligência, sabedoria e frieza prevalecem e Macaca fatura três pontos. Erros prejudicam Guarani

0
1.300 views

Em jogo disputado palmo a palmo e minuto a minuto, a inteligência do técnico Hélio dos Anjos prevaleceu e suas alterações foram decisivas para a Ponte Preta vencer o dérbi 204 por 1 a 0, em jogo realizado na manhã deste sábado, no estádio Moisés Lucarelli e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

O resultado deixou a Macaca com 32 pontos e na zona intermediária da classificação enquanto que o Guarani permanece com 23 pontos e está na penúltima colocação da competição, seis pontos abaixo do primeiro time fora da zona do rebaixamento.

Em boa parte do jogo, a marcação prevaleceu sobre a criação.

As duas equipes adotaram expedientes diferentes para incomodar. Enquanto a Ponte Preta tinha na velocidade e na maestria de Elvis os seus principais trunfos, o Guarani tinha dois procedimentos. O primeiro era a bola longa para fugir da marcação sob pressão da Ponte Preta enquanto que o os ataques eram todos direcionados em cima do lateral direito Igor Formiga. Chances foram criadas e parecia que existia uma mensagem implícita no campo de que qualquer erro poderia ser falta.

Os sinais de que tal cenário viraria realidade começaram a surgir aos poucos no segundo tempo, especialmente quando as substituições do Guarani começaram a produzir uma desarrumação na parte técnica e tática.

O golaço de Fessin apenas confirmou algo que parecia inevitável. Para completar o cenário caótico, de maneira temerosa Richard Rios foi expulso após atitude impensada no oponente.

O resultado reflete o atual cenário do futebol campineiro: se por um lado temos uma Ponte Preta que, apesar de suas limitações, tenta ajeitar a sua casa e prepara os grandes jogos nos mínimos detalhes do outro temos um Guarani que até teve lampejos e boas atuações nos últimos jogos, mas no final das contas ainda paga o preço por seus erros crônicos.

(Elias Aredes Junior com foto de Álvaro Junior-Pontepress)