Libertadores, afastamento e gols: o ano de Danilo Barcelos, a nova esperança da Ponte Preta

0
2.005 views

O herói da vitória da Ponte Preta contra o Atlético Paranaense, por 2 a 1, na última rodada do Brasileirão viveu um 2017 de altos e baixos. Titular no início da campanha do Atlético-MG na Libertadores, ele agora é uma das principais esperanças da torcida pontepretana na briga contra a zona de rebaixamento.

Danilo Barcelos foi destaque do América-MG na temporada passada atuando tanto como lateral e também como meia. Chamou atenção de Roger Machado e foi convocado para integrar o Galo na disputa do Mineiro, Libertadores e Brasileirão. Com a equipe de Belo Horizonte sofrendo com muitas lesões no início do ano, atuou ao lado de Fábio Santos no setor esquerdo do Atlético e revezando no posicionamento com o lateral.

Dos 22 primeiros jogos do Atlético-MG em 2017, Barcelos foi titular em 16 – sendo quatro partidas da Libertadores -, mas perdeu espaço após a eliminação da equipe na Libertadores e a saída de Roger Machado da equipe diante de um início ruim no Brasileirão. Foi parar no banco de reservas e colocado à disposição no mercado para negociar com outra equipe. Cogitou voltar para o América na Série B, que já brigava pela liderança, mas optou por aceitar um convite da Ponte Preta.

Chegou em julho e só não foi titular quando esteve suspenso. Atuou nos cinco primeiros jogos com Gilson Kleina na lateral, mas foi improvisado no meio-campo no duelo contra o São Paulo, no Morumbi, marcou gol e foi extremamente participativo no setor. Desde então, passou a ser responsável por fazer o lado esquerdo do ataque da Macaca e se transformou em um dos poucos jogadores de destaque na equipe dentro da competição.

Além de cruzamentos perigosos e triangulações, Danilo Barcelos se tornou o dono da bola parada na Ponte Preta. Batedor de pênalti, escanteios e algumas faltas. Já são cinco gols com a camisa do clube. Além dois gols, Barcelos se destacou contra o Furacão por jogar no sacrifício. “Já fiz várias belas partidas na minha carreira, com muita garra e luta. Mas hoje foi especial porque não conseguia jogar. Não sei o que me colocou em campo hoje. Forma três injeções para conseguir estar em campo. Falei para o professor que se fosse para jogar 20 minutos, ia jogar. Ele confiou em mim e acabou me colocando”, disse o camisa 7 que estava com 40 graus de febre.

O jogador receberá um descanso nos próximos dias para ficar apto na partida contra o Fluminense, na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro. A Macaca tem 39 pontos e ainda aguarda o jogo entre Vitória e Chapecoense para saber se terá chances de sair da zona de rebaixamento na próxima rodada. A equipe também ficará de olho no jogo entre Coritiba e Flamengo nesta quinta-feira.

Danilo Barcelos tem 8 gols na temporada em 39 jogos entre Atlético-MG e Ponte Preta. Seu contrato com a equipe campineira vai até o final do Campeonato Paulista.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)