09 de maio de 1996: O dia em que o Guarani fez papel de James Bond e derrotou um Palmeiras que parecia invencível

0
1.601 views

O Palmeiras comemorou nesta semana os 20 anos da equipe campeã paulista de 1996. Um timaço. Uma constelação. Jogava por música. Teve apenas uma derrota, por 1 a 0, para o Guarani no dia 09 de maio e com a presença de 14327 pagantes. O que pouca gente é que para viabilizar aquela vitória, o Alviverde campineiro utilizou estratégias que fogem do trivial.

Este jornalista, integrante da equipe Só Dérbi, recebeu uma revelação de um integrante do staff bugrino na época que, para derrotar o time comandado por Wanderley Luxemburgo, uma saída foi utilizada: espionagem. Sim, isso mesmo. O Guarani encarnou o papel de James Bond.

Antes da chegada da delegação palmeirense ao Estádio Brinco de Ouro, diversos microfones foram colocados no vestiário visitante. Tudo para captar as instruções da comissão técnica palmeirense e repassá-las ao técnico Carlinhos, o responsável pelo time bugrino. Dois relatórios foram produzidos: um antes da bola rolar e com base naquilo que foi conversado no intervalo.

Não há conhecimento se o ex-volante do Flamengo utilizou as informações, mas o fato é que aos 40 minutos do primeiro tempo, o atacante Dinei cruzou e o centroavante Silvio fez de cabeça o gol solitário e quebrou uma invencibilidade de 30 jogos do Palmeiras na temporada.

O Paulistão na época contava com 16 equipes e o Guarani terminou na 12ª posição com 34 pontos enquanto que o Novorizontino foi o primeiro rebaixado, com 28 pontos ao lado de XV de Jaú com 24 pontos e a Ferroviária com 12 pontos. Pouco importa. A vitória contra o Palmeiras valeu pelo campeonato inteiro.

(artigo de autoria de Elias Aredes Junior)