Guarani de 1978 ou Ponte Preta de 1977? Volte ao passado e faça sua escolha

10
3.413 views

Com mais de 2,6 mil votos, uma enquete iniciada na noite de quinta-feira na página oficial do portal do Facebook quis saber qual time exibiu o melhor futebol no auge: a Ponte Preta formada em 1977 ou o Guarani comandado por Carlos Alberto Silva. Muitos consideram a comparação descabida. Não é. Motivos não faltam.

Em primeiro lugar, tecnicamente podemos afirmar que são as duas melhores equipes formadas na história da cidade. Não só pelos resultados, mas pelo desempenho em campo.

Alguém pode desmerecer a Macaca por ter chegado ao vice-campeonato paulista. Só que é preciso entender o contexto. Na década de 1970, o Paulistão ao lado dos regionais tinham grande importância não só política como esportiva. E a vitória sobre o Corinthians por 2 a 1, diante de quase 150 mil pagantes é uma das atuações da história. Daquele time a Ponte Preta forneceu peças importantes para a Seleção Brasileira como os zagueiros Oscar, Polozzi e o goleiro Carlos.

De 1978, nem preciso dizer mais nada. Vencer o título brasileiro foi grandioso e alguns atletas entraram para a história como Renato e Careca. Conseguiram 11 vitórias na reta final da competição e depois abriu caminho na Copa Libertadores. A partida contra o Internacional no Beira-Rio e diante do Vasco no Maracanã entraram para a antologia.

Agora, esqueça por um instante as conquistas de um e de outro. Quem jogou futebol mais exuberante?

O que era plasticamente mais bonito? Os passes precisos de Dicá ou os lançamentos de Zenon? O faro de gol de Rui Rei ou de Careca? O trabalho de formiguinha de Marco Aurélio ou de Renato?

Nos anos em que estiveram no auge, cada um prevaleceu no seu ano mágico. Em 1977, a Macaca venceu três vezes e um empate foi colhido. No ano seguinte, nos jogos válidos pela temporada, o Alviverde teve duas vitórias e dois empates.

Faça sua escolha. E relembre quando o futebol campineiro era de ponta.

(Elias Aredes Junior)

10 Comentários

  1. Time de 78 do Guarani é infinitamente superior.
    – Quem é Rui Rey perto de Careca????
    – Zenon esmaga Dicá como uma mosca!
    – Renato humilha o pequeno Tuta!
    – Neneca superior ao pé frio e derrotado Carlos!

    Enfim, vou parar por aqui, não tem como comparar 11 campeões Brasileiros, um time que encantou um país e virou lenda! Com um time de fracassados que NUNCA foi e NUNCA SERÃO!

    Saudações Bugrinas ao povo de Nerverland!

  2. Que merda de pesquisa heim !!! Estão sem matéria ??? Comparar um Campeão Brasileiro com um vice paulista ??? Cheiraram cola e comeram a lata !!!

  3. Elias que comparação idiota; o que o Guarani conseguiu, nenhum outro time conseguiu e nem conseguirá…..um feito ÚNICO INÉDITO e INCOMPARÁVEL…..Para de ficar puxando o saco da perua virgem, tentando igualar a sua insignificância à grandeza do Guarani….não existe comparação, o Guarani sempre foi infinitamente maior que a xita

  4. A diferença é q o Guarani teve outros grandes times e a aapp so teve esse mesmo. Vice campeao Brasileiro em 86, seria campeao se nao fosse o Aragao, de novo vice-campeao Brasileiro em 87, a maquina de 1994 com Amoroso e Luizao, vice-campeao paulista com o gol de bicicleta de Neto no Morumbi, Campeao serie B 91, vice-campeao serie B ganhando os dois derbis … e qual é o curriculum do outro time ??

  5. A Ponte Preta foi a pioneira em quase tudo (primeira campeã em Campinas, primeira campeã do Interior paulista, primeira do interior a chegar em final do Paulistão, primeira do interior a disputar o Brasileirão), e por isso foi boicotada pelos juízes, federação, clubes maiores, TV e outros a quem não convinha deixar um novo grande surgir. O Guarani teve seu período de ouro (1978 a 1994), mas isso acabou e nunca acontecerá de novo. Único campeão que não virou grande!

  6. A Ponte Preta foi a pioneira em quase tudo (primeira campeã em Campinas, primeira campeã do Interior paulista, primeira do interior a chegar em final do Paulistão, primeira do interior a disputar o Brasileirão), e por isso foi boicotada pelos juízes, federação, clubes maiores, TV e outros a quem não convinha deixar um novo grande surgir. O Guarani teve seu período de ouro (1978 a 1994), mas isso acabou e nunca acontecerá de novo. Único campeão que não virou grande!

  7. “Infinitamente superior”???? Releia os resultados dos derbis: em 1977, a Macaca venceu 3 vezes e 1 empate foi colhido. Em 1978, o Alviverde só teve 2 vitórias e 2 empates. E na foto da seleção de Campinas que ilustra a matéria vejo 6 atletas da Ponte e só 5 do Alviverde. “Infinitamente superior”??

  8. “Infinitamente superior”???? Releia os resultados dos derbis: em 1977, a Macaca venceu 3 vezes e 1 empate foi colhido. Em 1978, o Alviverde só teve 2 vitórias e 2 empates. E na foto da seleção de Campinas que ilustra a matéria vejo 6 atletas da Ponte e só 5 do Alviverde. “Infinitamente superior”??

  9. Favor fazer um levantamento dos dérbis disputados 5 anos antes de 1978 até 5 anos depois (73/83) onde temos a formação, o auge e a dissipação dessa geração dos times. Verão que a Ponte fez do Guarani uma verdadeira peteca, tão humilhante, pois são os dérbis da geração de ouro dos dois times e a Ponte teve uma vantagem avassaladora. Temos ainda as estatísticas dos dérbis profissionais onde a Ponte manda nos dérbis profissionais com grande vantagem!