O que esperar do Derbi 204? Por Israel Moreira

0
908 views

Meu retorno ao Só Derbi, véspera do maior confronto regional do Brasil, não poderia contemplar qualquer outro assunto a não ser o Derbi.

Ponte Preta e Guarani realizam amanhã no Moisés Lucarelli o confronto 204 de toda a sua história, o Bugre com vantagem em números de vitórias (69) contra 66 da Macaca.

Além disso, foram 67 empates. Equilíbrio? Sim, e muito!

Na Ponte, Hélio dos Anjos levará até o início da partida, uma única dúvida: Quem jogará ao lado de Lucca no ataque pontepretano? Nicolas ou Fessin?

De resto, a equipe deveria contar com a mesma formação com dois zagueiros (Fabio Sanches, retornando de suspensão, e Mateus Silva), Formiga e Arthur nas laterais. Léo Naldi, Felipe Amaral, Wallisson e Elvis. E, é claro, o artilheiro Lucca que completa amanhã 90 jogos com a camisa pontepretana, nas suas duas passagens pelo clube e com 40 gols anotados, sendo 16 nessa temporada.

Do lado bugrino, o que parecia ser a solução do técnico Mozart, à chegada do centroavante Jenison, agora se transformou em dor de cabeça para o treinador. O atacante é dúvida devido a um desconforto muscular. Em contra partida, Giovanni Augusto deve começar o Derbi entre os titulares. O volante Leandro Vilela, que retorna de suspensão, também ficará à disposição do Mozart.

Uma disputa que começa com vitória da Ponte por 1×0, já que devemos ter recorde de público no majestoso, pelo menos desde o início de 2022. Se a expectativa se concretizar, um público superior ao da final do Paulistão de 2017, também será recorde no Moises Lucarelli. Naquele dia, 17.322 torcedores assistiram a vitória corintiana por 3×0.

Mas, ter público ao seu favor, não significa certeza de vitória. E o bugrino sabe muito bem disso.

São vários os exemplos que poderíamos citar aqui, mas vamos nos atentar para um apenas. O Derbi 191 de cinco de maio 2018 no Brinco de Ouro, válido pela série B, recebeu um público de 18.018, partida essa que marcou o início do clássico com torcida única em Campinas.

O resultado? Vitoria da Ponte por 3×2 e o bugrino, que compareceu em grande número, também saíra na frente por 1×0, mas no final do jogo, quem sorriu foi o pontepretano.

Portanto, apesar da grande presença de público e das pontuações diferentes das equipes na tabela, “o equilíbrio” deve marcar o confronto do dia vinte de agosto.

(Artigo escrito por Israel Moreira-Especial para o Só Dérbi)