domingo , 17 dezembro 2017
Home / Destaque / Por conta da Copa do Brasil, Ponte Preta pode ter pena reduzida na Série B. Entenda o caso

Por conta da Copa do Brasil, Ponte Preta pode ter pena reduzida na Série B. Entenda o caso

A maioria do torcedor pontepretano ficou aliviada ao saber que o time cumpria apenas cinco jogos de suspensão com portões fechados no Moisés Lucarelli, além de multa de R$ 30 mil, devido aos incidentes na derrota diante do Vitória, em 26 de novembro, que decretou o rebaixamento.

A punição é válida apenas para competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – ou seja, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série B. No Campeonato Paulista, todavia, a Macaca pode jogar no Majestoso desde que seja liberado – por enquanto, está interditado, já que o clube precisa apresentar garantias de que há condições de segurança adequadas para receber uma partida oficial.

Assim, se as cinco partidas forem confirmadas (a decisão ainda cabe recurso e é possível que o time Alvinegro recorra para tentar reduzir o prejuízo), os campineiros devem cumprir parte da pena antes do início da Série B, principal objetivo na próxima temporada.

Graças à Copa do Mundo, entre junho e julho, a competição nacional começa com antecedência (13/04, sexta-feira). Antes, no entanto, a Ponte Preta tem compromisso (s) pela Copa do Brasil, cujo sorteio está agendado para 15 de dezembro, às 15h, no Rio de Janeiro. Vale destacar que a redução da pena na segunda divisão passa, obrigatoriamente, por um bom desempenho nas fases iniciais.

Entenda o caso:

1ª fase: 31/01 ou 07/02 – jogo único como visitante

2ª fase: 14/02 ou 21/02 – jogo único e pode jogar em casa, dependendo do adversário e do sorteio

3ª fase: 28/02 e 14/03 – ida e volta

4ª fase: 04/04 a 18/04 – pode jogar em casa antes da Série B, desde que faça o jogo de ida em Campinas até o dia 11

5ª fase: 25/04 a 23/05 – ida e volta – pode jogar o primeiro jogo em casa, se o sorteio ajudar

Desta forma, na melhor das hipóteses, a Macaca pode jogar até quatro jogos com portões fechados no Moisés Lucarelli pela Copa do Brasil – isso significa que restaria apenas um na Série B.

Porém, a situação depende do sorteio no torneio mata-mata, da tabela detalhada da competição por pontos corridos, da possível diminuição da pena pelo STJD e de uma campanha que alcance, no mínimo, a quinta fase. Na pior das possibilidades, pode atuar duas vezes no Majestoso, pela terceira e quarta fases.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa)

Veja Também

YAGO

Corinthians solicita volta de zagueiro e frustra planos da Ponte Preta; Macaca avaliará novo defensor no mercado

O técnico Eduardo Baptista segue em busca de alternativas para reforçar o sistema defensivo da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *