Sidclei, Carpini e o erro fatal no Guarani: a discussão sempre gira em torno de nomes e nunca em ideias e conceitos

0
1.238 views

Na entrevista coletiva concedida na tarde de quinta-feira, dia 21, o técnico interino bugrino Thiago Carpini foi questionado sobre sua situação na agremiação e a possibilidade do futuro diretor de futebol, Sidcley Menezes, querer um profissional mais experiente em seu lugar.

Carpini não fugiu da raia e não teve duvida em afirmar que muitas vezes ocorreu uma aposta nos nomes tarimbados e o fracasso surgiu.

Do outro lado da moeda, mesmo que não queira demonstrar isso intencionalmente, Carpini vende-se como a única alternativa, a solução para todos os problemas do Guarani no gramado. Assim como Sidclei Menezes parece catalisar todas as expectativas de mudanças de rumo.

Na parte política, a assembleia de sócios vai definir o destino dos integrantes do Conselho de Administração. São vários personagens e um foco equivocado: a discussão e defesa em cima de nomes e não de conceitos, ideias e projetos.

Chegamos ao final do ano e excetuando-se aqui e ali, não há registro de que nós, jornalistas esportivos, torcedores e dirigentes gastamos o nosso tempo no debate de conceitos e ideias que podem levar o Guarani ao patamar ideal. A alavanca do crescimento está em formulações que catapultem o Guarani para outro andar no futebol brasileiro e nunca um messianismo que mais esconde do que revela mazelas.

Quando ideias são boas e fundamentadas,  quem vai aplica-las fica em segundo plano. Se o Athletico-PR conquistou títulos e respeitabilidade nos últimos tempos não foi apenas pela ousadia de Mário Celso Petraglia, mas porque ele estipulou e implantou uma série de conceitos e ideias e que conjuntamente com uma estrutura azeitada os frutos foram colhidos.

Aí pergunto: existe um planejamento para um local de treino decente para o Guarani em 2020? Nunca é demais recordar que a CBF vai proibir atividades no local de jogos.

Existe a previsão de aquisição de equipamentos modernos para fisioterapia, medicina, fisiologia e outras áreas interligadas no futebol? E enquanto o novo estádio, CT e Sede Social não ficar pronto, qual o Plano B? Pensa-se apenas no agora, hoje, no dia seguinte. Não há planificação, profissionalismo, entre outros requisitos necessários para qualquer time de futebol decente. Que alias, insere-se na discussão dos principais temas presentes na sociedade.

Conceitos são excluídos. Preferem discutir pessoas. Não é á toa que tudo parece patinar.

(Elias Aredes Junior)