Análise: O que esperar da Ponte Preta no Campeonato Paulista?

9
1.635 views

Após duas semanas de pré-temporada, a Ponte Preta tem uma pedreira já na estreia do Campeonato Paulista. Na quarta-feira, diante do Corinthians, atual campeão estadual e nacional, a Macaca tem um teste de fogo no primeiro compromisso oficial da temporada.

Diante do desmanche do elenco rebaixado à Série B, com a saída dos medalhões Rodrigo, Fernando Bob, Renato Cajá e Emerson Sheik, o torcedor não deve assistir a grandes apresentações técnicas da equipe – não que esses nomes tenham sido brilhantes no ano passado, longe disso. Mas o atual elenco é limitado. Pessimista? Não, realista.

A princípio, espera-se, na teoria, muita superação para ter uma campanha digna. Aliás, vários atletas estão em busca da primeira oportunidade e precisam mostrar resultados. As opções, entretanto, são escassas e poucos nomes transmite confiança ao pontepretano. Sabe-se também que a diretoria, por enquanto, não conseguiu montar um grande time.

Além disso, há esperança. Ao contrário dos últimos anos, o grupo está recheado de garotos. Ao todo, são sete: Ivan (goleiro), Emerson (lateral-direito), Reinaldo (zagueiro), Xavier (volante), Felipe Saraiva, Felippe Cardoso e Yuri (atacantes). A expectativa é que algum dos meninos ganhe destaque durante o Estadual e torne-se um nome de confiança de Eduardo Baptista.

Por outro lado, há preocupação com a questão do entrosamento. Boa parte da base treinada desembarcou no Moisés Lucarelli recentemente. Apenas Luan Peres, Jeferson e Léo Artur fecharam 2017 em campo. O Paulistão é uma competição de tiro curto, com apenas 12 rodadas e qualquer vacilo pode ser fatal. Não é nenhum absurdo pensar em rebaixamento, se o time demorar a engrenar e tropeçar com frequência. Para isso, vencer os adversários do interior e beliscar pontos diante do gigantes é fundamental.

Entre a melhor e a pior hipótese, o mais provável: utilizar o Campeonato Paulista como preparação para os torneios mais importantes de 2018. Leia-se, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série B, no qual o objetivo é, exclusivamente, o acesso.

(análise feita por Lucas Rossafa/PontePress)