Dérbi Internacional: Hoje eles brilham na Europa

0
2.380 views

Eles passaram pelos gramados do futebol de Campinas – alguns com mais brilho outros de maneira apagada. Em 2016, eles estão entre os principais jogadores da Europa. O Dérbi Internacional é destaque todos os finais de semana.

Para você não ficar por fora, listamos os 10 principais ex-jogadores de Guarani e Ponte Preta que estão fazendo sucesso no Velho Continente. Confira o Top 10:

10º lugar – ALEF
O volante Alef tenta recomeçar no futebol português. Após destacar-se na Ponte Preta, o jogador de 20 anos foi vendido ao Olympique de Merseille, da França. Os problemas de relacionamento com o ex-técnico do time francês, Marcelo Bielsa, o fez optar por um recomeço em Portugal. Atuando no Sporting Braga, Alef ganhou a titularidade na equipe que briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

“Agradeço muito à Ponte Preta por tudo que fez por mim e levarei sempre comigo essa gratidão e reconhecimento ao time e à torcida” – Alef em 2015

9º lugar – FELIPE
Indicado por Flamarion e revelado por Waguinho Dias, o zagueiro Felipe é o jogador com mais bagagem internacional entre os indicados ao Dérbi Internacional. Titular do Guarani no primeiro ano de profissional, Felipe está há uma década na Europa e acumula passagens por Anderlecht (Bélgica), Nacional (Portugal) e Stuttgart (Alemanha). O jogador de 28 anos é companheiro de Dante na defesa do Wolfsburg.

8º lugar – CLÉBER
Destaque da Ponte Preta entre 2012 e 2013, o zagueiro Cléber não começou bem no futebol europeu. Contratado pelo Hamburgo em 2014 por R$ 9 milhões, após passagem pelo Corinthians, o jogador se destacou apenas no segundo semestre de 2015.

Após vencer as lesões, Cléber ganhou a titularidade no Hamburgo e seu nome é constantemente vinculado para reforçar os principais clubes do Brasil.

04 - CLEBER - PONTE PRETA

7º lugar – BRUNO PERES
Aos 25 anos, Bruno Peres é o brasileiro com mais destaque entre os defensores no futebol italiano. Titular com Vadão na reta final do Campeonato Paulista de 2012, o ex-lateral do Guarani – reserva de Oziel na fase inicial do Paulistão-2012 – já ultrapassou a marca de 50 jogos com o Torino. Jornais da Alemanha noticiaram um interesse do Bayern de Munique pelo futebol do jogador.

6º lugar – NALDO
Aos 27 anos, o zagueiro Naldo é um dos homens de confiança do técnico português, Jorge Jesus, no Sporting. Com uma cláusula de rescisão contratual de 45 milhões de euros, o ex-zagueiro da Ponte Preta na campanha da Série B de 2010 foi contratado pelo time português após brilhar na Udinese. Na ocasião, entrou para a Seleção do Campeonato Italiano.

5º lugar – MARIANO
Revelado em período idêntico ao do zagueiro Felipe no Guarani, o lateral Mariano brilhou no Brasil antes de transferir-se para a Europa. Eleito o melhor lateral do Campeonato Brasileiro de 2010 com a camisa do Fluminense, foi vendido ao Bordeaux. Transformou-se em ídolo e alcançou a marca de 120 jogos com a camisa do clube francês. Na última temporada foi vendido ao Sevilla, da Espanha, por R$ 15 milhões. Seu destaque recente atraiu interesse de grandes equipes da Europa, como: Inter de Milão, Roma e Bayern de Munique.

4º lugar – DANILO SILVA
Natural de Campinas, o lateral Danilo Silva defendeu o Guarani por três temporadas. Em 2010, mudou-se para a Ucrânia para defender as cores do Dínamo de Kiev, onde é titular há quatro temporadas. Já alcançou a marca de 200 jogos pelo clube. Na atual temporada, Danilo Silva figura na lista dos melhores jogadores da Liga dos Campeões, onde o Dínamo está classificado para as oitavas de final para enfrentar o Manchester City, da Inglaterra.

“Se eu tiver que voltar ao Guarani em algum dia não terei problemas. Foi um clube que me acolheu quando eu precisei, então sou muito grato a ele” – Danilo Silva em 2011

3º lugar – CICINHO
Após brilhar com a camisa da Macaca em 2012 e 2013, o jogador repetiu o sucesso vestindo a camisa do Santos e chamou a atenção da Bulgária. Em uma transação milionária, Cicinho foi para o Ludogorets, onde disputou a primeira fase da Liga dos Campeões e, como destaca a imprensa local, é o principal jogador do time que lidera o Campeonato Búlgaro.

“A torcida da Ponte é fantástica. Sempre procurou me dar apoio, até nos momentos difíceis. Guardo com carinho todo o incentivo que me deram nesses 75 jogos com o clube” – Cicinho em 2013.

03 - CICINHO - PONTE PRETA

2º – FERNANDÃO
Após uma passagem discreta no Brinco de Ouro, com 16 jogos e cinco gols na Série B do Brasileirão de 2011, Fernandão ficou conhecido na Europa como “o homem que deixou Van Persie no banco” e pela artilharia do Campeonato Turco em 2015. Na atual temporada com o Fenerbahce, lidera a artilharia da equipe em todas as competições. A fase do centroavante é tão boa que a própria imprensa da Turquia já está fazendo lobby para que o ex-jogador do Guarani se naturalize, para que seja convocado pela seleção turca – vale lembrar que a equipe já está classificada para a Eurocopa de 2016, na França.

Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). 20/08/ 2011. Horário: 16h20. GUARANI/SP X SALGUEIRO/PE.NA FOTO LANCE DO JOGO.FERNANDÃO FAZ E SAI PARA O ABRAÇO.

1º – JONAS
No primeiro ano como profissional no Guarani, o atacante Jonas já chamava a atenção pelo faro de artilheiro. Em 2016, o jogador pode dizer que vive o melhor momento da carreira. Vestindo a camisa do Benfica, Jonas, aos 31 anos, superou a concorrência de Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, liderando a disputa pela Chuteira de Ouro, prêmio para o maior artilheiro da temporada. Jonas divide a liderança pelo prêmio com Aubameyang, do Borussia Dortmund, e Higuaín, do Napoli. As boas atuações de Jonas com o clube português despertaram interesse de grandes clubes da Europa, como: Liverpool e Milan.

“O Guarani foi onde tudo começou para mim. Eles fizeram algo que não é comum. Não é em todo lugar que dão oportunidade para um jogador iniciar com 20 anos. Foi assim comigo lá. Eu não tinha passado por categorias de base, mas eles acreditaram no meu potencial e hoje estou aqui. Meu eterno carinho ao Bugre” – Jonas em 2010.

01 - JONAS - GUARANI (1)