O que esperar de Gilson Kleina para a temporada-2020?

0
1.112 views

Gilson Kleina despediu-se da atual temporada com uma vitória pontepretana por 4 a 0 sobre o Brasil de Pelotas. O comandante fez promessas de reciclagem profissional. Após terminar o ano com rendimento de time rebaixado na pontuação (20 pontos em 19 jogos), penso que o treinador deveria resgastar as suas origens e estabelecer a temporada de 2011 como marco. Ali, sentia-se um treinador antenado, obcecado por cada detalhe do oponente e uma mistura de boleiragem, conhecimento tático e uma pitada de ciência do esporte.

Uma conversa com Gustavo Bueno seria salutar para buscar jogadores com o perfil daquele elenco vencedor: desconhecidos, com bom potencial técnico e que depois podem render dividendos aos cofres pontepretanos.

A Macaca perdeu tempo demais com veteranos, que podem ter gerado alegria no anúncio, mas na prática foram decepcionantes. Ou alguém esqueceu do que foi Borges com a camisa da Macaca?

Por outro lado, fica difícil aceitar um único modelo de jogo com Kleina. Ou seja, uma equipe com velocidade pelos lados e com volantes capazes de surpreender vindo da zona defensiva. O futebol traz um universo de metodologias e formas de jogo que não podem ser desprezadas pelo técnico. Vai errar na aplicação? Vai, mas não pode desistir.

Como foi confirmado como treinador em 2020, que Gilson Kleina mostre um futebol diferente, ousado, criativo e que cumpra com os objetivos estabelecidos, cujo o acesso é o mais urgente.

(Elias Aredes Junior)